A dependência de água para a reprodução é um fator limitante para o desenvolvimento de diversas espécies em terra firme. A conquista definitiva do ambiente terrestre exigiu diferentes adaptações nos reinos vegetal e animal. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os primeiros organismos a conseguir independência da água para reprodução bem como uma característica adaptativa que permitiu tal evento evolutivo: *
1 ponto
briófitas - gametófito dominante / anfíbios – respiração cutânea.
pteridófitas – sistema vascular / peixes – respiração pulmonar.
gimnospermas – grãos de pólen / répteis – ovos com casca.
angiospermas – flores e frutos / aves – ossos pneumáticos.
Soluções para a tarefa
Resposta: gimnospermas – grãos de pólen / répteis – ovos com casca.
Explicação:
Sobre as características adaptativa que permitiu o desenvolvimento de espécies em terra firme, é correto o que se afirma em: Alternativa C:
- Gimnospermas – grãos de pólen
- Répteis – ovos com casca.
Para sobreviver neste ambiente, os organismos precisam de inúmeras adaptações, como resistência à dessecação, raios ultravioleta ou gravidade, características que são inúteis nos oceanos.
O aparecimento das primeiras plantas no meio terrestre foi um episódio crucial na história da Terra e mudou profundamente a face do nosso planeta.
As plantas desenvolveram várias adaptações para a vida na terra, incluindo a retenção de embriões, cutícula, estômatos e tecido vascular.
Uma das vantagens evolutivas dos répteis em relação aos anfíbios foi o aparecimento de ovos com casca (ovos de amniota), que conferiam maior proteção durante o desenvolvimento embrionário e podiam ser depositados no solo sem perigo de secar.