A dependência brasileira na hidroeletricidade tem data para terminar. Dentro de 25 anos, a presença das fontes eólica e solar na matriz energética nacional deve superar a das hidrelétricas. O prognóstico é do novo relatório New Energy Outlook 2016, produzido pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), que prevê uma significativa diversificação tecnológica nos próximos anos. Segundo o estudo, a energia hidrelétrica terá sua importância diminuída, representando 29% da capacidade total da matriz em 2040, ao passo que, somadas, solar e eólica responderão por 43%. Tendo por base estas informações, assinale a opção correta:
Soluções para a tarefa
Letra B.
A resposta pode ser encontrada no segundo período do referido texto. No segundo período, podemos observar que há uma projeção dizendo que, em 25 anos, o Brasil será um país marcado pela presença de novas energias limpas, como a solar e eólica.
Portanto, é razoável dizer que o Brasil pode passar por uma mudança significativa em sua matriz energética, que é marcada fortemente pela presença das hidroelétricas.
Segue o restante da pergunta.
(...)
A A diversificação tecnológica trará, nos próximos anos, um maior uso de combustíveis fósseis.
B Haverá uma mudança importante da Matriz Energética do Brasil nos próximos 25 anos, usando cada vez mais fontes renováveis de energia.
C Haverá uma tendência de esgotamento dos rios no Brasil, por conta da mudança da Matriz Energética.
D Somente com as mudanças que ocorrerão daqui a 25 anos se poderá considerar a matriz Energética do Brasil como limpa.
Siga firme na direção dos seus sonhos!