"A dentina é menos mineralizada do que o esmalte, é formada por aproximadamente 70% de material inorgânico (como hidroxiapativa), 25% de material orgânico (principalmente colágeno) e 5% de água. Estruturalmente ela é composta por túbulos (canalículos) que se dirigem da câmara pulpar até o limite amelodentinário. A quantidade (número) de túbulos dentinários varia, quanto mais próximo da polpa, maior sua quantidade. Assim, próximo à polpa são encontrados aproximadamente 65000/mm2, já na porção central em torno de 35000/mm2 e próximo ao esmalte em torno de 15000/mm2. [...] A dentina tem a importante função de proteger a polpa, portanto, devemos preservá-la ao máximo, evitando seu desgaste." Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta em relação aos diferentes tipos de dentina e suas descrições. Escolha uma: a. Pré-dentina – camada de matriz dentinária que separa os odontoblastos da dentina mineralizada, revestindo internamente a câmara pulpar. b. Dentina terciária (reacional): é formada em resposta a uma agressão, sendo depositada lentamente e de forma regular, sendo uma tentativa dos odontoblastos defenderem o tecido pulpar. c. Dentina secundária: com estrutura similar à dentina primária, é depositada durante toda a vida, com o passar do tempo, devido a sua contínua deposição, sendo que não provoca a diminuição da câmara pulpar, portanto, alguns tratamentos endodônticos (em idosos) se torna mais fácil no acesso à câmara pulpar. d. Dentina primária: não é formada durante o desenvolvimento do dente, ela é fisiologicamente elaborada/formada até que o ápice radicular se feche, são as chamadas dentina do manto (representa a maior parte/espessura da dentina) e circumpulpar, formada por odontoblastos diferenciados (formada por odontoblastos em diferenciação). e. Dentina reparativa: é elaborada como uma resposta das células para agredir à polpa dentária que está danificada.
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar que, considerando esse contexto, a alternativa correta em relação aos diferentes tipos de dentina e suas descrições é a:
a. Os túbulos dentinários são canalículos que se estendem desde a junção amelodentinária e amelo cementária em direção a polpa e abrigam os processos odontoblásticos.
Como sabemos, a dentina pode ser definida como um tecido conjuntivo de característica avascular, coloração branco-amarelada, sendo mineralizado e mais resistente do que o osso, por conta da presença de sais de cálcio. Além disso, é importante frisar que é uma das partes que constituem o dente, ficando abaixo do esmalte e do cemento.
Pré-dentina – camada de matriz dentinária que separa os odontoblastos da dentina mineralizada, revestindo internamente a câmara pulpar.