A dengue, a febre amarela, a AIDS e a COVID-19 são algumas das viroses que afetam a população brasileira. Quais fatores podem explicar as duas primeiras possuam uma área geográfica de ocorrência bem mais restrita do que as duas últimas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A forma de transmissão
Explicação:
Enquanto a Aids e a Codiv-19, são transmissíveis por contato ou proximidade com o infectado, e não possuem um agente transmissor.
A Dengue e a febre amarela são transmitidas não são transmitidas por proximidade ou contado, estas necessitam de um protozoários ou seja de um agente transmissor que nestes caso é o Aedes Egipty, o qual pode ser combatido.
Resposta:
Devido a forma de transmissão
Explicação:
Eu respondi de forma bem superficial, mas acho que deu pra entender.
Febre amarela é passada da picada de um mosquito infectado, e não de pessoa a pessoa. Tem maior frequência, nos meses de dezembro e maio devido a chuva e acumulo de água. Tanto a febre amarela quanto a dengue pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ambos são de notificação compulsória, ou seja, deve ser comunicado a suspeita até 24h, caso sinta os sintomas, por não transmitir de pessoa a pessoa a doença fica restrita a uma região só, mesmo que a pessoa infectada viaje o que não acontece com a AIDS e a COVID.
Já a AIDS e a COVID, são transmitidas de pessoas para pessoas. Ou seja, o humano é o seu principal transportador. Sem contar que a transmissão da AIDS é através de sexo sem proteção, contato de feridas e sangue. E a COVID é sem proteção de máscara, sem vacina e má higienização das mãos, espirros, saliva e fluidos em geral.