A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) indica quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo. A DFC passou a ser de apresentação obrigatória para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Esta obrigatoriedade vigora desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, e desta forma torna-se mais um importante relatório para a tomada de decisões gerenciais. A respeito dos fluxos de caixa, analise as afirmativas abaixo. I. Juros sobre empréstimos e rendas de empréstimos feitos a terceiros fazem parte do Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento. II. Aquisição de imobilizado, inclusive juros e despesas capitalizadas, assim como subscrição de debêntures, hipotecas e empréstimos de curto e longo prazo fazem parte do Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais. III. Salários e encargos sociais dos empregados, assim como Vendas de mercadorias e serviços, fazem parte do Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais. IV. Aquisição de ações de outras empresas, ou venda de imobilizado, ou ainda venda de negócios fazem parte do Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5 - III e IV.
Explicação:
F = I - Juros sobre empréstimos e rendas de empréstimos feitos a terceiros (ERRADO: Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento)
F = II - Aquisição de imobilizado, inclusive juros e despesas capitalizadas, assim como subscrição de debêntures, hipotecas e empréstimos de curto e longo prazo fazem parte do (ERADO: Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais).
V = III - Salários e encargos sociais dos empregados, assim como Vendas de mercadorias e serviços, fazem parte do (CERTO: Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais).
V = IV - Aquisição de ações de outras empresas, ou venda de imobilizado, ou ainda venda de negócios fazem parte do (CERTO: Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento).
PÁGINA LIVRO 109 E 110.
Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais FCO:
■ Aquisição de materiais para produção ou revenda.
■ Salários e encargos sociais dos empregados.
■ Juros sobre empréstimos.
■ Impostos, multas e outras despesas legais.
■ Vendas de mercadorias e serviços.
■ Rendas de empréstimos feitos a terceiros.
■ Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento FCI:
■ Aquisição de imobilizado, inclusive juros e despesas capitalizadas.
■ Aquisição de novos negócios e empresas.
■ Aquisição de debêntures e investimentos financeiros a longo prazo.
■ Aquisição de ações de outras empresas.
■ Venda de imobilizado.
■ Venda de negócios.
■ Cobrança do principal relativo a empréstimo feito a outras entidades.
■ Venda, por transferência, de debêntures de outras entidades.
■ Venda de debêntures ou ações de outras entidades, exclusive aplicações de caixa.
■ Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento FCF:
■ Remuneração aos proprietários (dividendos e outros).
■ Pagamento de valores tomados por empréstimos, inclusive leasing, resgate de debêntures e empréstimos de curto e longo prazo.
■ Requisição de ações próprias e outros títulos relacionados com o patrimônio líquido.
■ Emissão de ações.
■ Subscrição de debêntures, hipotecas e empréstimos de curto e longo prazo.