A democracia racial é um conceito utilizado para compreender as relações raciais no Brasil. O termo expressa a crença de alguns estudiosos de que o Brasil escapou do racismo e da descriminação racial para a inclusão, no que chamamos de mito da democracia racial. Disserte sobre o mito da democracia racial no Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alguns estudiosos afirmam que a utilização superficial e controversa da democracia racial podem camuflar a realidade do racismo, gerando ainda mais preconceito. O conceito de uma democracia racial foi empregado para reafirmar uma boa relação entre brancos e não brancos. No entanto, esse entendimento criou a crença da meritocracia, ou seja, que o negro deve superar com seu próprio esforço as desigualdades sociais.
Explicação:
A democracia racial seria a realidade na qual, no Brasil, todos teriam igualdade em todas as esferas da sociedade, independente da etnia. Tem origem na obra "Casa Grande e Senzala" de Gilberto Freyre, onde o autor afirma que a colonização foi marcada pela miscigenação e esta teria definido uma relação pouco conflituosa entre as "raças".
O autor acaba romantizando relações que eram baseadas em poder. Além disso, a escravidão trouxe graves consequências para a história do país e discriminação e desigualdades sociais entre as etnias que compõe o Brasil.
Mito da Democracia Racial
Gilberto Freyre interpretou o Brasil como um país cordial e pacífico, capaz de conviver com as diferenças. Ao analisar o preconceito contra negros, afirma que elas não são estruturais, mas circunstanciais.
Essa ideia acabou camuflando as desigualdades raciais no Brasil. A imposição cultural, os abusos, a violência, submissão, exploração econômica e as relações de poder da época da colônia não foram superadas até hoje.
Leia sobre desigualdade social: https://brainly.com.br/tarefa/32448581
#SPJ2