A democracia ateniense instalada pelo aristocrata Clistenes em 509 a.C. caracterizou-se pela exclusão da participação política dos (as)
a) esparciatas, clientes e escravos,
b) eupåtridas, georgóis e patricios.
c) mulheres, escravos e estrangeiros.
d) hilotas, thetas e metecos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C)
Explicação:
A democracia ateniense, ou democracia clássica, tinha caráter exclusivista pois entendiam que apenas homens, da "classe média", aristocratas e etc. tinham o direito de participar da vida pública e política da pólis.
É correta a alternativa C. Na democracia grega clássica apenas cerca de 15% da população total de Atenas tinha o direito ao voto, sendo excluídos "por princípio" as mulheres (metade da população), os escravizados e seus filhos e os que fossem filhos de mães nascidas em outras cidades que não Atenas ("estrangeiros").
Havia, além destes critérios, também o critério de renda, que foi sendo revisto ao longo do tempo, e também o critério "de tempo": aqueles que faltassem em muitos debates políticos ou votações consecutivas podiam perder os seus direitos políticos, o que era muito comum de acontecer com os que eram mais pobres. Por conta disto dizemos que o sistema tradicional grego era de cidadania restrita, pois poucos eram aqueles dentre os habitantes que tinham realmente estes direitos.
Mais sobreo tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/2583379