A democracia ateniense, em que se aceitava a decisão da maioria dos homens livres e, portanto, muitas vezes, dos piores, sofreu oposição dos maiores filósofos de Atenas, a exemplo de Sócrates e Platão. Afirmavam eles que as pessoas costumam ter muitos conhecimentos “caseiros”, adquiridos pela observação apressada dos fatos e dos dizeres dos outros. Podemos até imaginar as críticas feitas pelos filósofos da época a essa forma de participação dos cidadãos livres: Sobre tais críticas sobre a democracia é possível afirmar:
A) As pessoas mudam de ideia facilmente, são enganadas com facilidade por qualquer sofista ou demagogo, especialistas em dizer palavras bonitas.
B) Nas assembleias, todos se respeitam e além disso, a maioria dos assuntos, como aqueles que tratam de economia, projetos militares, etc., são de fácil entendimento para todos.
C) As pessoas sabem perfeitamente diferenciar o que é o bem público e aquilo de que gostam ou que lhes convêm. Dessa forma, podem decidir sobre o que é bom para a
cidade.
D) Em uma democracia, ninguém se deixa enganar por outro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Letra A
As pessoas mudam de ideia facilmente, são enganadas com facilidade por qualquer sofista ou demagogo, especialistas em dizer palavras bonitas.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás