Filosofia, perguntado por fdbfernanda, 4 meses atrás

A democracia ateniense desafia, até os dias atuais, a compreensão e análise dos filósofos e cientistas políticos, pela sua originalidade e inovação, considerada principalmente em contexto global em que eram maioria os regimes monárquicos embasados na crença de que o rei, muitas vezes, se confundia com os deuses ou era legitimado por eles. Esta forma de governo inspirou a democracia atual, que partiu de seus princípios para superar o Estado absolutista.

Assinale a alternativa que corresponde às características da democracia grega:


A democracia grega superava a eficácia da atual, pois promoveu igualdade plena na polis, combatendo as desigualdade social e injustiças sociais.


A democracia era representativa e permitia a participação de todos habitantes da pólis via votação direta.


Apenas homens adultos e livres eram considerados cidadãos, a democracia ateniense excluía mulheres, estrangeiros e escravos, sendo este grupo maior parcela da população.


Os desafios da democracia grega podem ser considerados similares aos do mundo contemporâneo, dadas as semelhanças entre as sociedades.


Participação plena de todos os cidadãos gregos, independente de classe, sexo ou qualquer outro fator.

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelaradesca
0

Resposta:

Letra A

Explicação:

"Apenas homens adultos e livres eram considerados cidadãos, a democracia ateniense excluía mulheres, estrangeiros e escravos – que eram a maior parte da população". Além disso, apenas os filhos de cidadãos atenienses eram considerados cidadãos (filhos de mães atenienses com estrangeiros não contavam nessa categoria).

O número de participantes era muito restrito: tratava-se de uma cidade muito menor do que as cidades modernas. Além disso, seus cidadãos (os homens adultos e livres) eram poucos com relação à população geral.

Respondido por Guimasf
0

Os cidadãos atenienses tinham direito à igualdade e à participação direta nas decisões políticas por meio do voto. Apenas pequena parte da população ateniense tinha esses direitos políticos, excluindo-se mulheres, escravos e estrangeiros. Cidadão era o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. Letra C.

Democracia Ateniense:

  • Democracia direta;
  • Igualdade perante a lei - isonomia;
  • Igualdade de acesso aos cargos públicos - isocracia;
  • Igualdade para falar nas Assembleias - Isegoria;
  • direito de voto aos cidadãos;
  • levou a reformas na constituição e nas políticas sociais;
  • o apogeu da democracia ateniense ocorreu sob o governo de Péricles no século V;
  • cidadãos tinham igualdade de direito no exercício do poder;
  • Bulé: Conselho que formava as leis;
  • Eclésia: assembleia onde se tomavam as decisões;
  • foi a base para o conceito moderno de democracia;
  • decisões eram debatidas pelos cidadãos em locais públicos como a Ágora.
  • a democracia em Atenas foi conquistada após conflitos entre diversos setores sociais e a aristocracia. Esses setores sociais queriam uma maior participação política;

Divisão hierárquica de Atenas: Nobres; homens livres; mulheres, estrangeiros e escravos.

Em Atenas, a vida das mulheres ficava restringida ao mundo doméstico. A mulher devia obediência ao pai até que ele encontrasse um homem para ela se casar. Casada, deveria obediência ao marido, cuidar das atividades domésticas e dos filhos.  

O modelo de democracia grega se espalhou por algumas regiões da antiguidade.

Leia sobre o voto universal: https://brainly.com.br/tarefa/5282039

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes