Administração, perguntado por jannecouto, 1 ano atrás

"A demanda cresce dia após dia, este crescimento vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas e fundamentadas em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados e informações estatísticas para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e social. Devido a esta tamanha importância que a Estatística tem e terá cada vez mais no decorrer do tempo, hoje ela é conhecida como a profissão do futuro.
As informações estatísticas são concisas, específicas, eficazes e, quando analisadas com a ajuda dos instrumentos e técnicas formais de análise estatística, fornecem subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e as instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.
O perfil do estatístico:
A formação acadêmica do estatístico está fundamentada em conhecimentos de Matemática, Cálculo e Teoria das Probabilidades, Técnicas e Métodos Estatísticos, Computação, Métodos de Análise Estatística e Disciplinas Profissionalizantes.
Essa formação acadêmica básica permite ao estatístico utilizar técnicas para:
- Efetuar levantamentos e análise de informações;
- Planejar e realizar experimentos e pesquisas em várias áreas científicas;
- Formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes à melhoria e otimização dos mais variados processos.
A exploração de vastas e diversas bases de dados estatísticos, hoje existentes, requer um profissional capaz de extrair daí relevantes informações através do uso de modernas técnicas de amostragem, modelagem e inferência, que são algumas das ferramentas usuais da Estatística.
A formação de estatístico desenvolve aptidões que lhe permitam solucionar problemas atuando como um detetive em busca de evidências quantitativas sobre determinados fenômenos. É preciso, pois:
- Uma boa dose de habilidade numérica, de raciocínio abstrato, de atenção concentrada, de exatidão e rapidez de cálculo, de meticulosidade, de facilidade para associar, deduzir e sintetizar;
- Incorporar habilidades no uso de computadores, fator preponderante para o exercício da profissão;
- Desenvolver uma boa comunicação oral e escrita;
- Estar permanentemente aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho;
- Aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento."
E responda:

Pesquise e cite pelo menos uma área ou mercado de atuação do Estatístico (por exemplo, o controle do tráfego de veículos nas grandes cidades utiliza métodos estatísticos).
Em relação ao texto, você concorda que a Estatística é a profissão do futuro? E, você considera ter ou não um perfil de estatístico, por que?

Soluções para a tarefa

Respondido por leilaoliveira9
4

Apesar de abrangente, no Brasil, a estatística ainda é uma carreira pouco explorada. Seu trabalho inclui a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados. Além de sólidos conhecimentos em matemática, o estatístico tem profundo domínio de linguagens e recursos computacionais para elaborar modelos matemáticos que simulem situações reais ou hipotéticas.

De acordo com o texto considera que a Estatística pode ser uma profissão do futuro, pois a atuação de um estatístico podia ser bem maior. O estatístico pode trabalhar com em vários setores que precise fazer analises, criação de banco de dados, pesquisas de mercado. As aéreas mais promissoras para o Estatística são do Setor Financeiro, Industria, Setores de Telecomunicações, Agronegócio, Área Biomédica,

A indústria é outro setor que tem contratado mais os serviços dos estatísticos. 

Eu mesma acredito que poderia ser uma profissional na área de estática já que engloba campos de atuação, de bancos de dados que necessita de analises de informações para tomada de decisões. Tal que mim profissão Contábil, faz o uso da estatística com de amostragens, regressões, análise discriminante, séries temporais, análise da decisão. Um Contador precisa saber fazer a utilização adequada de dados estatísticos e de informações. E é um profissional que trabalha muito com cálculos matemáticos.

Obs: A opção da área contábil vocês podem usar outra área, pois é opcional. 

Perguntas interessantes