Saúde, perguntado por luzialimadesouzatava, 6 meses atrás

A degeneração hidrópica é a lesão celular reversível caracterizada pelo acúmulo de água e eletrólitos no interior das células. Analise as alternativas abaixo e indique a que não corresponde a uma possível causa desse tipo de degeneração: (Ref.: 202013739202) Inibição da bomba Na+/K+ ATPase. Lesão da membrana mitocondrial, reduzindo a produção de ATP. Formação de radicais livres que lesam as membranas diretamente. Hipertermia, levando ao aumento do consumo de ATP. Lesão de lisossomos, levando à liberação de enzimas hidrolíticas.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilyerica
13

Resposta:

Alternativa D. Lesão de lisossomos, levando à liberação de enzimas hidrolíticas.

Explicação:

A degeneração hidrópica, também conhecida como tumefação, é a primeira manifestação de quase todos os tipos de dano celular. O acúmulo intracelular de água ocorre pela incapacidade da célula de manter o equilíbrio iônico e a homeostasia de fluidos.

A tumefação pode ser desencadeada por diferentes agentes lesivos, entre eles o comprometimento das bombas de sódio e potássio. A presença de inibidores da bomba Na+/K+ ATPase levam a um aumento da concentração de sódio e redução da concentração de potássio intracelulares provocando aumento do volume isosmótico celular e a entrada de água nas células.

Além disso, outros fatores podem estar envolvidos como causas da degeneração hidrópica tais como: hipertemia endógena ou exógena devido ao aumento do consumo de ATP, hipóxia e agentes tóxicos que lesam a membrana mitocondrial devido a redução da produção de ATP e toxinas com atividade de fosfolipase e agressões por radicais livres que lesam a membrana diretamente.

Portanto, a única alternativa que não se aplica é a lesão de lisossomos, levando à liberação de enzimas hidrolíticas.

Perguntas interessantes