A deformação de uma mola é dita elástica quando, retirada a ação da força que produziu a deformação, ela volta a posição inicial.
Nessas condições aplicando-se uma força F no sentido positivo, a mola responde com uma força reativa elástica Fel, que se opõe a deformação, tendendo a trazer a mola para a posição inicial.
Pela lei de Hooke , temos Fel=k.x, onde ké a constante elástica da mola . A unidade de k no SI é N/m.
Sendo a intensidade da força elástica variável, o trabalho é calculado pelo método gráfico.
Calculando a área A, temos: A= x.kx/2= kx²/2 daí: T = K. X²/2.
O trabalho da força é motor quando restitui a mola á posição inicial, e resistente quando a mola é alongada ou comprimida pela ação de outra força.
Supondo que a mola do exercício anterior seja retirada a ação da força que a alongou, qual será o trabalho da força elástica que a restitui ao comprimento original?
OBS; k= 150N/m
X= deformação da mola
Fel = -Kx
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)b) A força elástica pode ser notada ao apertar uma bola de borracha, que se deforma, e no instante que a bola deixa de receber essa força, ela volta ao formato original./A força elástica pode ser definida como a força devido à elasticidade ou a deformação de corpos. Se uma força é aplicada em uma bola, ou em uma mola por exemplo, e ela volta ao seu estágio anterior à força, existe força elástica.
2)d) Todas as alternativas anteriores estão incorretas./a) Errado! Para uma força trinta e duas vezes menor, seriam necessárias 5 polias.
b) Errado! O que influencia a força feita sobre o sistema é a quantidade de polias móveis.
c) Errado! As polias fixas não anulam a ação das polias móveis.
Logo todas as alternativas estão erradas.
Explicação:
1)b 2)d espero ter ajudado!