Administração, perguntado por amandaferreira03, 1 ano atrás

A definição do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC, 2019), considera que:


Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle das demais partes interessadas. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

De acordo com seu entendimento, para alcançar maior eficiência e resultados para todas as partes interessadas da empresa, deve-se seguir os princípios básicos da governança corporativa:

A a) Transparência; Iniquidade; e Accontability.
B b) Equidade; Prestação de contas; e Organização corporativa.
C c) Prestação de serviços; Accontability; Igualdade; e Transferência.
D d) Responsabilidade corporativa; accontability; Equidade; Transparência.
E e) Transparência; Igualdade; Prestação de serviços; e Responsabilidade social.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaalicedoss10
8

Resposta:

A alternativa correta é a letra (D) d) Responsabilidade corporativa; accontability; Equidade; Transparência

Explicação:

A alternativa correta é a letra (D), conforme o texto da Rota 6:

Para alcançar maior eficiência e resultados para todas as partes interessadas da empresa, deve-se seguir os quatro princípios básicos da governança corporativa (IBGC, 2019):

Transparência: consiste na disponibilização de informações para as partes interessadas, não se restringindo aos meios legais ou regulamentos.

Equidade: é o tratamento justo e isonômico de todas as partes interessadas (sócios e stakeholders), considerando seus direitos e necessidades.

Prestação de contas (accontability): os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação claro e objetivo, assumindo as consequências de seus atos e omissões.

Responsabilidade corporativa: os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações. Diminuir os impactos negativos e aumentar os positivos de seus negócios e operações, levando em consideração os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, etc.) no curto, médio e longo prazo.

As alternativas A, B, C e E estão incorretas por conterem informações faltantes ou erradas sobre os quatro princípios da governança corporativa (IBGC, 2019)

Perguntas interessantes