A definição do autismo sofreu controvérsias no decorrer dos anos, que foram refletidas na própria história dos dois sistemas de classificação de transtornos mentais e de comportamento – CID (The International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems – ICD), publicados pela Organização Mundial da Saúde, e o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM (Diagnostic and Statistical Manual for Mental Disease) da Associação Psiquiátrica Americana (APA). (JUNIOR; PIMENTEL, 2000). Sobre o conceito de autismo nos dois sistemas, CID e DSM:
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) As primeiras edições do CID não fazem qualquer menção ao autismo. A oitava edição o traz como uma forma de esquizofrenia e a nona edição, como psicose infantil.
( ) Foi apenas na década de 80 que o autismo foi retirado da categoria de psicose ou esquizofrenia. Na terceira edição do DSM (DSM-III), a nomenclatura passou a ser “autismo infantil”.
( ) Em 1994, o CID-10 e o DSM-IV o autismo era tratado dentro de três subcategorias oficiais: transtorno autista, síndrome de Asperger e TID.
( ) Atualmente, no DMS-V o autismo está no grupo de transtornos do neurodesenvolvimento, recebendo o nome de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, o TEA é definido como um “distúrbio do desenvolvimento neurológico que deve estar presente desde a infância, apresentando déficit nas dimensões socio comunicativa e comportamental.” (JUNIOR; KUCZYNSKI; p. 13, 2015).
( ) O DMS-V divide o TEA em graus: nível 4, nível 3, nível 2 e nível 1.
a.
F - F - V - V - F.
b.
V - V - V - V - F.
c.
V - V - F - V - V.
d.
V - F - V - F - V.
e.
V - V - V - V - V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta: Certo é: V-V-V-V-F (letra b)
Explicação:
Respondido por
2
Resposta:
V - V - V - V - F.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Artes,
4 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás