A definição de tempo na economia se refere ao curto e ao longo prazo. No longo prazo, há crescimento das empresas, aumento da produção e maior investimento em máquinas e na área construída.
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas, em relação ao curto prazo na economia.
I. ( ) o curto prazo é o período de tempo em que um dos fatores de produção é fixo.
II. ( ) o curto prazo é o período de tempo em que os consumidores só compram bens substitutos.
III. ( ) o curto prazo é o período de tempo em que a empresa não produz nenhum produto.
IV. ( ) o curto prazo é o período de tempo em que os recursos de capital são mantidos inalterados.
Marque a sequência correta:
B - F, F, V, V
C - F, V, F, V
D - V, F, F, V ( RESPOSTA - APOL 100 )
E - F, V, V, V
Soluções para a tarefa
A letra (D) representa o gabarito da questão.
I e IV são verdadeiras.
II. ( ) o curto prazo é o período de tempo em que os consumidores só compram bens substitutos.
ERRADO. Na verdade, o curto prazo é o período em que os consumidores também compram bens complementares. Como exemplo desse tipo de bem, podemos citar: gasolina (para carros e motos).
III. ( ) o curto prazo é o período de tempo em que a empresa não produz nenhum produto.
ERRADO. Na verdade, o curto prazo é o período em que o setor produtivo - pessoas com Habilidades Técnicas - entrega os resultados da produção (produtos e/ou serviços). Portanto, o setor produtivo está no Nível Operacional, que ocorre no curto prazo.
Até a próxima!
Resposta:
D- V, F, F, V
Explicação:
A afirmativa I é verdadeira pois é, exatamente, a definição de curto prazo. Enquanto a afirmativa IV também está correta porque os bens de capital como máquinas, edifícios e fábricas são, em geral, fixos no curto prazo, variando apenas o trabalho já que os bens de capital necessitam de maior investimento e tempo para variarem.
(Aula 2)
Já as afirmativas II e III são falsas. Na afirmativa II, a citação dos consumidores já torna a assertiva equivocada uma vez que a definição de curto prazo é da teoria da produção e não da teoria do consumidor. E, na afirmativa III, a empresa produz determinada quantidade de bens. O que ocorre, no curto prazo, se refere apenas a um dos insumos serem mantidos fixos.