A definição de metal de transição pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) é “um elemento cujo átomo possui um subnível d incompleto ou que possa vir a formar cátions com um subnível d incompleto”. Sobre os metais de transição, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro ou F para falso:
( ) A maioria dos compostos dos elementos do bloco d são coloridos, cuja propriedade contrasta com dos elementos dos blocos s e p, os quais geralmente produzem compostos brancos.
( ) Os íons de metais de transição geralmente contêm elétrons não emparelhados e um grande número desses íons exibe um comportamento paramagnético.
( ) Assim como os elementos do bloco s, os elementos do bloco d também são metais e bons condutores elétricos.
( ) Os metais de transição, assim como suas ligas metálicas (produtos da indústria metalúrgica), possuem aplicações diversas na indústria automotiva, construção civil, agricultura e até mesmo no corpo humano.
( ) Essa família de elementos se subdivide em duas classes: metais de transição interna (constituindo o bloco d) e metais de transição externa (constituindo o bloco f).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
F - F - V - F - V.
b.
F - V - F - V - F.
c.
V - V - F - V - F.
d.
V - F - V - F - V.
e.
V - V - V - V - F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra (C) espero ter ajudado...
V - V - V - V - F.
( v ) A maioria dos compostos dos elementos do bloco d são coloridos, cuja propriedade contrasta com dos elementos dos blocos s e p, os quais geralmente produzem compostos brancos.
( v ) Os íons de metais de transição geralmente contêm elétrons não emparelhados e um grande número desses íons exibe um comportamento paramagnético.
( v ) Assim como os elementos do bloco s, os elementos do bloco d também são metais e bons condutores elétricos.
( v ) Os metais de transição, assim como suas ligas metálicas (produtos da indústria metalúrgica), possuem aplicações diversas na indústria automotiva, construção civil, agricultura e até mesmo no corpo humano.
( f ) Essa família de elementos se subdivide em duas classes: metais de transição interna (constituindo o bloco d) e metais de transição externa (constituindo o bloco f).