a) Definam Ligações Covalentes; b) Quais são as características dos compostos moleculares?; c) Definam ligação covalente polar e dê exemplos; d) Definam ligação covalente apolar e dê exemplos; e) Escrevam como verificar a polaridade de uma substância; f) Definam eletronegatividade; g) Como são representadas as fórmulas das substâncias covalentes?; h) Quais elementos da tabela periódica podem realizar ligações covalentes (indiquem famílias e períodos)?; i) Deem 2 exemplos de formação de compostos covalentes, mostrando como realizam a ligação e como ficam as fórmulas estruturais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A-)Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos.
B-)Em química, compostos moleculares são aqueles compostos que apresentam ligações covalentes entre seus átomos (intramoleculares). Sua temperatura de ebulição é menor do que a do composto iônico, e não conduz corrente elétrica em nenhum estado físico.
C-)A ligação covalente polar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades diferentes formam uma ligação covalente. Neste tipo de ligação, os elétrons NÃO são igualmente compartilhados.
Na molécula de H-Cl, ácido clorídrico, o átomo de cloro é o mais eletronegativo, atraindo para sua proximidade os elétrons da ligação com o átomo de hidrogênio, que é menos eletronegativo, ou também classificado como mais eletropositivo.
D-)A ligação covalente apolar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades iguais formam uma ligação covalente. Neste tipo de ligação, os elétrons são igualmente compartilhados pelos átomos da ligação.
Na molécula de H – H, gás hidrogênio, os átomos de hidrogênio compartilham igualmente os elétrons da ligação. É dito que os elétrons de uma ligação covalente apolar estão equidistantes dos átomos.
E-) A polaridade das moléculas, ou polaridade de íon-fórmula, é uma propriedade física determinante na compreensão da solubilidade de um material em outro ou na compreensão de como suas moléculas interagem (forças intermoleculares) umas com as outras.
De forma mais simples, determinar a polaridade de uma molécula é identificar se ela apresenta polos negativos e positivos (molécula polar) ou não (molécula apolar).
F-) Eletronegatividade é a tendência que um átomo tem de atrair outro átomo, ou seja, seguem a teoria do octeto, os átomos vão se combinando/ligando até formarem 8 ligações
G-)A fórmula estrutural de uma substância covalente é utilizada para representar o número de ligações que cada um dos átomos realiza na molécula. ... Ligação tripla: representada por três traços (≡), indica três ligações; Ligação dativa: representada por uma seta (→), indica uma única ligação.
H-) A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação
I-) enxofre
S = S
S
²
Nitrogênio
N = N
N
²
enxofre ele tem 2 pares de elétrons compartilhados;
nitrogênio tem 3 pares de elétrons compartilhados;
Explicação:
Resposta:
A-) A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis Essa ligação, geralmente, ocorre entre os Ametais e o hidrogênio.
B-) As propriedades que os compostos moleculares apresentam são: baixos pontos de fusão e ebulição.
C e D-) Ligação Covalente polar
A ligação covalente polar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades diferentes formam uma ligação covalente. Nesse tipo de ligação, os elétrons NÃO são igualmente compartilhados. Normalmente, o átomo com maior eletronegatividade atrai os elétrons da ligação para próximo dele, formando assim um polo negativo em suas proximidades e um polo positivo na região próxima do átomo menos eletronegativo.
Ligação Covalente Apolar
A ligação covalente apolar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades iguais formam uma ligação covalente. Nesse tipo de ligação os elétrons são igualmente compartilhados pelos átomos da ligação. Normalmente, a ligação covalente apolar ocorre entre átomos iguais, não havendo a formação de polos positivos ou negativos.
F-)A eletronegatividade é uma propriedade periódica que mede a tendência que um átomo possui de atrair elétrons para perto de si quando se encontra ligado a outro elemento. A eletronegatividade é definida como a força que determinado átomo possui de atrair os elétrons de uma ligação covalente para si.
G-) A fórmula estrutural de uma substância covalente é utilizada para representar o número de ligações que cada um dos átomos realiza na molécula. ... Ligação tripla: representada por três traços (≡), indica três ligações; Ligação dativa: representada por uma seta (→), indica uma única ligação.
H-) A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação.
Explicação: