A DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL, da UNESCO (órgão das Organização das Nações Unidas para a cultura) afirma em seu artigo 1º:
A diversidade cultural, patrimônio comum da humanidade A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade manifesta-se na originalidade e na pluralidade das identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para o gênero humano como a diversidade biológica o é para a natureza. Neste sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
a) Explique a afirmativa: A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço.
b) Esse documento é a favor ou contrário ao etnocentrismo? Explique
Soluções para a tarefa
Resposta e explicação:
a) Sociedades que vivem em uma mesma época, em espaços próximos ou distantes, podem se organizar de maneira muito diferente uma da outra. Exemplo: No final do século XIX, Brasil e Argentina já eram países independentes e vizinhos. No entanto, suas culturas e tradições não eram iguais. Por outro lado, cada sociedade vai se transformando ao longo do tempo. A sociedade brasileira, por exemplo, nos dias atuais, não se organiza da mesma maneira de há 100 anos atrás.
b) É contrário. Ele valoriza a diversidade cultural e o fato de casa cultura ser produtora de tradições próprias, que podem ser trocadas e aprendidas por outros, aumentando a riqueza de trocas do planeta
a) De fato, a cultura é capaz de se desenvolver através do tempo e do espaço, uma vez que existem diferentes culturas habitando diferentes regiões, assim como novos valores são criados a cada tempo, ou seja, a cada geração.
b) O documento é contrário ao etnocentrismo, pelo fato de que expõe a importância da diversidade cultural, sendo inerente ao ser humano.
O que é a diversidade cultural?
No contexto atual, a diversidade cultural vem se tornando ainda mais preservada, por conta da grande expressão cultural que diferentes sociedades trazem, sobretudo por conta da globalização.
Mediante isso, o etnocentrismo torna-se ainda mais abafado, em virtude da capacidade de conscientização das pessoas em relação à importância da valorização das diferenças.
Mais sobre diversidade cultural: brainly.com.br/tarefa/2517584
#SPJ2