História, perguntado por vania999384477, 9 meses atrás

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, apresenta em seu Artigo I o seguinte texto: Art. 1 - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. (ONU, 1948) Podemos identificar no excerto acima o princípio da igualdade que faz parte dos Direitos Humanos. No entanto, a partir da perspectiva da diversidade, esse princípio pode ser problematizado. Sobre o tema, analise as afirmações abaixo: I – Os movimentos sociais do século XIX, ao defenderem a ideia de multiplicidade, passaram a questionar a universalidade da humanidade. II – Os Direitos Humanos preveem a igualdade a todos os humanos, porém, a partir de análises sociais, é possível afirmar que nem todos os humanos são considerados humanos de direitos. III – Os Direitos Humanos são universais e, por isso, sempre consideram a diversidade humana. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
25

A universalidade dos direitos humanos traz uma perspectiva de homogenização dos seres humanos em um único critério – o de seres humanos. Por muito tempo o critério foi o da racionalidade, pois só era considerado humano quem fosse um ser racional.

Essa concepção manipulada excluía mulheres, pobres e outras etnias não brancas do conceito de humano, pois não eram tidos como racionais.  

As afirmativas I e II são verdadeiras.


gilfrancaviola: Acredito que sim,que essa seja a resposta correta.
Perguntas interessantes