História, perguntado por nkdwjhowmaster, 6 meses atrás

a declaração de emancipação política do Brasil foi resultante da extinção da parceria econômica com os ingleses no Brasil pelo rei d. João VI. da tensão entre autoridades políticas diante da expansão das ideias liberais no Brasil. do acirramento das disputas entre setores políticos do Brasil por privilégios de nobreza. do rompimento da Família Real portuguesa com as nobrezas residentes no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaferreiraEstudos
73

Resposta: Estou fazendo a prova também, então vamos lá! (Não tenho 100% de certeza, mas vamos a alguns argumentos

ALTERNATIVA (B) da tensão entre autoridades políticas diante da expansão das ideias liberais no Brasil.

Explicação: Preste atenção neste parágrafo:

''A relação das Cortes portuguesas com as autoridades brasileiras permaneceu irreconciliável e prejudicial aos interesses dos brasileiros. Em 28 de agosto de 1822, ordens de Lisboa chegaram ao Brasil com a mensagem que o retorno de D. Pedro para Portugal deveria ser imediato. Além disso, anunciava-se o fim de uma série de medidas em vigor no Brasil e tidas pelos portugueses como “privilégios” e os ministros de D. Pedro eram acusados de traição.'' Leia as partes que estão em destaque, e será de maior facilidade a compreensão, então diante esse argumento seria a

ALTERNATIVA B


santosanielly629: misericórdia ;-;
PhoenixGabiz: obgddd
Respondido por nataliafransantos
1

A declaração de independência do Brasil foi resultante da “da tensão entre autoridades políticas diante da expansão das ideias liberais no Brasil.” (alternativa b)

As cortes portuguesas tinham o interesse que o país retornasse para a mesma situação política em que se encontrava antes da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil, o que desagradava as autoridades brasileiras.

A declaração de independência do Brasil

As cortes portuguesas passaram a pressionar para que o príncipe regente voltasse para Portugal e todas as modificações que haviam ocorrido no Brasil, desde a chegada de Dom João e a Família Real ao Brasil, seriam revogadas.

As lideranças políticas começaram a demonstrar seu descontentamento, já que desejavam que o país continuasse a pertencer ao império português, mas com autonomia. A declaração de independência do Brasil resultou desse contexto.  

Como as negociações entre as cortes portuguesas e políticos brasileiros não chegaram a um acordo, o príncipe regente, Pedro I, realizou a declaração de emancipação política do Brasil, em 1822, onde começaram uma série de conflitos pela separação definitiva entre Brasil e Portugal em várias regiões do país.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a declaração de emancipação política do Brasil em: brainly.com.br/tarefa/17690733

#SPJ6

Anexos:
Perguntas interessantes