História, perguntado por edsonadriana, 9 meses atrás

A década de trinta foi marcada por uma crescente polarização política no Brasil e no mundo. No Brasil surgiram dois grupos políticos antagônicos, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB). Sobre estes grupos, é incorreto afirmar que :

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
56

Segue o restante da questão:

a) Vargas se apoiou na ANL para dar um golpe de Estado e instaurar o regime do Estado Novo, com muitas características comunistas

b) a ANL contava com apoio de intelectuais de várias tendências, com predomínio de membros ligados ao Partido Comunista (clandestino)

c) a AIB representava os ideais fascistas no país

d) fazia parte da plataforma política da ANL a defesa da nacionalização das multinacionais e do cancelamento do pagamento da dívida externa

e) os integralistas defendiam um Estado centralizado e forte com o objetivo de manter a ordem nacional

------------------------------------------------------------------------------------------------------

A resposta incorreta é a de letra a) Vargas se apoiou na ANL para dar um golpe de Estado e instaurar o regime do Estado Novo, com muitas características comunistas.

A Aliança Nacional Libertadora (ANL) na verdade foi uma organização política que era contra o fascismo que parecia estar se instaurando no território brasileiro.

Isso que dizer que eles não apoiavam Getúlio Vargas, principalmente pelo fato dele ter implantado um regime ditatorial. Inclusive essa aliança era composta por pessoas que participaram do Movimento Tenentista que também não estavam felizes com o Governo Vargas.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes