ENEM, perguntado por fabriciosimplicio200, 11 meses atrás

A década de 90 do século XX será lembrada na história da economia brasileira como o período em que o Brasil entrou para a era da globalização, ao mesmo tempo em que se desmontaram as bases do modelo de substituição das importações, adotado desde a última década do século XIX.
Sobre o processo mencionado, pode-se afirmar que:
I - a estruturação de um novo modelo desenvolvimentista no Brasil permitiu o aparecimento de um ritmo de crescimento econômico classificado como um dos mais elevados do mundo;
II - para atingir as suas metas, o governo brasileiro implementou a estabilidade econômica, com a redução dos altos juros inflacionários que prevaleciam antes da adoção do Plano Real;
III - a redução dos gastos públicos e a diminuição do papel do Estado na economia levaram a cortes nos investimentos em infraestrutura, piorando a oferta de serviços públicos;
IV - a paridade cambial que marcou esse período resultou em uma aceleração do consumo e, em consequência, no aumento da oferta de emprego e na elevação da qualidade de vida da população.
Estão corretas as afirmativas: (Resposta obrigatória)

A - I e II, apenas.
B - I e III, apenas.
C - II e III, apenas.
D - II e IV, apenas.
E - III e IV, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por vitóriaFN
90
I. Falso – O Brasil não adotou um modelo desenvolvimentista, mas uma estratégia econômica pautada em uma menor participação do Estado na economia.

II. Verdadeiro – Na década de 1990, a criação do plano real objetivava um maior controle das taxas inflacionárias no mercado.

III. Verdadeiro – O corte de gastos e a diminuição dos investimentos governamentais em infraestrutura social tornaram-se a nova tônica nacional a partir dos anos 1990.

IV. Falso – Houve, de início, uma desaceleração do consumo, causada por uma menor diminuição da oferta de empregos, sobretudo nos setores primário e secundário.

Alternativa correta: letra C.


fabriciosimplicio200: adorei, muito obrigado
Perguntas interessantes