A década de 1990 foi marcada por sintomas do movimento de neoliberalização que influenciaram a prática profissional do Serviço Social. Nessa perspectiva, analise as assertivas abaixo:
(I) As ações da categoria profissional toraram-se refilantropizadas, ou seja, "caritativas", camufladas em regulamentações estatais paliativas à questão social.
(II) Foi uma década marcada por privatizações e crescimento do terceiro setor, visto que o Estado não consegue abarcar as consequências da expansão da crise do sistema econômico, social e político desigual em que estamos inseridos.
(III) É, a partir da década de 1990, que questões éticas começam a surgir na atuação profissional dos assistentes sociais que, pela sua participação em espaços de discussão em prol da garantia de direitos, vislumbra a necessidade de construir um Projeto Ético-Político.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II e III estão corretas
Explicação:
A década de 1990, em outra perspectiva, aponta sintomas do movimento
de neoliberalização que irá influenciar o contexto profissional para ações
refilantropizadas, ou seja, ações “caritativas” camufladas em regulamentações estatais paliativas à questão social. É um momento marcado por privatizações e crescimento do terceiro setor, visto que o Estado não consegue abarcar as consequências da expansão da crise do sistema econômico, social e político desigual em que estamos inseridos
Com a crise do Estado de Bem-Estar Social e do avanço do Neoliberalismo que essencialmente reduz o sistema de seguridade social a práticas assistencialistas e imediatistas em detrimento da acumulação capitalista, as manifestações da questão social surgem a partir da precarização do trabalho, do desemprego estrutural, das problemáticas ambientais, das multifaces da violência e dos diversos tipos de discriminação.
Nesse sentido, a categoria profissional inicia o percurso de amadurecimento do Projeto Ético-Político do Serviço Social. A partir da influência, principalmente marxiana, os profissionais fortaleceram o processo de ruptura com as raízes conservadoras da profissão.