A década de 1980, conhecida como "a década perdida", no âmbito econômico nacional e internacional, mas para o Serviço Social foi a década da construção do projeto profissional, originado pela renovação, pela politização dos profissionais e estudantes, no antes e no depois da ditadura militar, e ao movimento de reconceituação latino-americano. Este processo estava fortalecido pelas lutas democráticas e pela reorganização dos trabalhadores e dos movimentos sociais organizados. Considerando o texto-base, com a Consolidação da Constituição Federal de 1988, entramos na década de 1990, em pleno processo de:
Soluções para a tarefa
A década de 1980, conhecida como “a década perdida”, no âmbito econômico nacional e internacional, mas para o Serviço Social foi a década da construção do projeto profissional, originado pela renovação, pela politização dos profissionais e estudantes, no antes e no depois da ditadura militar, e ao movimento de reconceituação latino-americano. Este processo estava fortalecido pelas lutas democráticas e pela reorganização dos trabalhadores e dos movimentos sociais organizados.
Considerando o texto-base, com a Consolidação da Constituição Federal de 1988, entramos na década de 1990, em pleno processo de:
Alternativas:
a)
capitalismo cosmopolita.
b)
recessão.
c)
ampliação da industrialização.
d)
globalização neoliberal.
e)
desenvolvimento social.
A partir da década de 1990, no cenário brasileiro, a nação ingressa num processo intitulado globalização neoliberal, por meio da qual a acumulação de capital ocorre de forma mais concentrada, permitindo que a distribuição de renda, bem como do capital, deixe de ser prioridade.
A globalização Neoliberal
Esse novo modelo de produção permitiu que as desigualdades sociais no Brasil a partir da década de 1990 fossem ainda mais fomentadas, uma vez que as atividades sociais passaram a ser organizadas sob a ótica mercadológica e financeira.
Saiba mais sobre a década de 1990 no Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/29895762
#SPJ5