A década de 1930, governada pelo presidente Getúlio Vargas, ficou marcada pelo início de muitas iniciativas e políticas no campo da Educação, que vemos até hoje, por exemplo: a fundação do MEC (na época chamado de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública), do Inep (então chamado de Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos) e a ideia de um Plano Nacional de Educação, que incluiu normas de obrigatoriedade em relação ao ensino primário. Dessa forma, tivemos a partir dessas criações, amparadas pela Constituição Federal de 1934, uma união de forças em prol da educação escolar, sobretudo para erradicar o analfabetismo, visto como um grande vilão da sociedade dessa época. Como resultado tivemos políticas educacionais voltadas para Educação de Jovens e Adultos sendo criadas e implementadas até a década de 1960 (RIBEIRO, 2018).
RIBEIRO, M. R. M. Teoria e prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: UniCesumar, 2018.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
I. Com o Inep foi possível firmar um fundo nacional para o ensino primário, que serviu para promover programas de ampliação do ensino elementar.
II. A Constituição de 1934, vista como um ensaio a democracia, tinha como um de seus órgãos responsáveis pelas tomadas de decisões na educação escolar o PNE.
III. O PNE estabeleceu como obrigatório o ensino primário apenas para crianças e adolescentes, excluindo jovens e adultos que tinham passado da idade escolar.
IV. O MEC produziu ao longo do período de implantação das políticas educacionais para educação de adultos, materiais didáticos específicos para o ensino da leitura e da escrita desse público.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativa 1:
V, V, F, F.
Alternativa 2:
V, V, F, V.
Alternativa 3:
F, V, V, F.
Alternativa 4:
F, V, V, V.
Alternativa 5:
V, F, V, F.
A resposta correta é a 2.
V, V, F, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
acho que é a 2 me parece verdadeira
Perguntas interessantes