A década de 1920 foi marcada por uma intensa movimentação político-cultural com desdobramentos decisivos para a história brasileira. Diversos são os exemplos dessa movimentação, exceto: *
a) A chamada "reação republicana", que aglutinou representantes das oligarquias do Rio Grande do Sul, da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro e lançou Nilo Peçanha à presidência em 1922.
b) O chamado "tenentismo", que reuniu militares nacionalistas e reformistas aglutinados na Coluna Prestes- Miguel Costa e que percorreu grande parte do território brasileiro até 1927.
c) A fundação do Partido Comunista do Brasil em 1922 por militantes oriundos do anarquismo, entusiasmados com as notícias sobre o sucesso da revolução bolchevique na Rússia.
d) O movimento modernista que teve na Semana de Arte Moderna de 1922 um dos principais momentos da expressão da chamada "antropofagia cultural" que o caracterizava.
e) A ampliação do eleitorado brasileiro com a concessão do direito de voto às mulheres e aos analfabetos, o que permitiu a emergência de líderes carismáticos nos principais centros urbanos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Letra C
Explicação:
Embora faça sentido que a fundação do Partido Comunista do Brasil seja atribuída a militantes entusiasmados com o sucesso da revolução Russa, o partido só foi fundado no início dos anos 1960 e registrado no final dos anos 1980.
Pelo que me consta, a alternativa C está errada e fora de contexto.
Espero ter ajudado de alguma forma.
phablofellipe:
Espero ter ajudado!
Respondido por
19
Resposta:
Letra E
Explicação:
A conquista do voto feminino ocorre a partir da constituição de 1934 e os analfabetos conquistam o mesmo direito no ano de 1985, através de uma emenda na constituição. Perceba que o enunciado da questão se refere a década de 1920, e pede para assinalar a alternativa errada, sendo assim a letra E esta correta.
Perguntas interessantes
Sociologia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás