A ) de que maneira podemos relacionar as atividades desenvolvidas no sertão com a expansão do território brasileiro
B) qual era a condição de trabalho das pessoas escravizadas nas minas
C) Em sua opinião Por que surgiram núcleos urbanos próximos as regiões de mineração
D) Quais foram as possíveis razões que deram origem à diversidade cultura e dos tipos físicos da população brasileira
Soluções para a tarefa
Resposta:
o longo da colonização, observamos que a incursão pelo interior do nosso território abriu caminho não apenas para o conhecimento de novos espaços, mas também para a existência de várias plantas, frutas e raízes que compunham a nossa vegetação. Nesse processo, o contato com as populações indígenas também foi de suma importância para que os colonizadores conhecessem as potencialidades curativas e culinárias das chamadas “drogas do sertão”.
Antes que a nossa colonização se efetivasse, a partir de 1530, toda a Europa tinha grande interesse nas especiarias vendidas nas Índias. As ervas, frutos, raízes e sementes do mundo oriental serviam para a preparação de remédios, a fabricação de manufaturas e o tempero da comida. No século XV, o advento das grandes navegações – lideradas pelas nações ibéricas – objetivava a conquista de uma rota que ligasse a Europa aos comerciantes indianos, tamanho era o interesse por esses produtos.
Envolvidos em tal projeto, os portugueses acabaram conquistando uma rota de chegada ao Oriente por meio da circunavegação da África. Tal rota, apesar de cumprir o seu objetivo, acabou não sendo economicamente viável por conta do grande tempo gasto na viagem e a concorrência de outros povos que já comercializavam com os indianos. Dessa forma, a possibilidade de se vender e consumir as especiarias em Portugal acabou não sendo concretizada.
espero ter ajudado
respostas:
a) A expansão territorial brasileira está associada à diversidade de atividades que foram se desenvolvendo no Brasil Colônia à medida em que foi ocorrendo a expansão demográfica e também em decorrência da crise do ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste.
b) O trabalho nas minas foi considerado a forma de trabalho mais penosa e pesada desempenhada pelos africanos escravizados no Brasil.
c) estava se formando, através de medidas que garantissem a arrecadação dos tributos e a organização do povoamento das Minas. Isto implicava estabelecer regras para enfrentar o contrabando, garantindo o recebimento dos tributos que a Coroa considerava seus, assim como transformar os acampamentos em núcleos urbanos capazes de abrigar o aparelho burocrático composto por administração e justiça.
d) Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
espero ter ajudado! : )