História, perguntado por mihh007, 1 ano atrás

A) De que forma o autor caracteriza a sociedade medieval ?
B) Segundo o autor, todas as mulheres medievais eram igualmente discriminadas?
C) Escreva com suas palavras um texto resumindo a vida de uma mulher de condição servil na Idade Média.
D) Justifique a afirmação: a Idade Média, a situação das pessoas variava de acordo com o seco e a condição social.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por YasminFrts
272
A) De forma misógina, que nutre um desprezo generalizado pelas mulheres.
B) Não Por que haviam as camponesas e as burguesas ricas.
c) " como todos os camponeses, as mulheres da Idade Média trabalhavam por horas e horas a fio, plantandi, colhendo ou lidando com outras necessidades do campo. Além disso, em sua posição de mulher numa sociedade opressiva, ainda tinham de lidar com obrigações mais intensas e que requeriam sua atenção 24hrs por dia."

D) A condição social não era uma condição, era uma casta. Se acordo com a classe de seus pais, você seria rico ou pobre de qualquer maneira.
As condições do poder eram exercidas por religiosos ( mulheres excluídas) e nobres No caso dos monarcas, a mulher poderia assumir o controle do governo. Os pobres eram pequenos artesãos e agricultores, independentemente do sexo.


Respondido por marigiorgiani
39

Resposta da A)

O autor caracteriza a sociedade medieval como misógina, pois nutriu um desprezo generalizado pelas mulheres. Quanto a isso, podemos destacar as palavras do próprio autor:

"Sociedade masculina e guerreira, designava geralmente os dois sexos chamando-os de 'o lado da espada' e 'o lado da roca'. O instrumento, espada ou roca, indicava a função de quem o empregava. No lar e fora dele fiar e bordar eram atividades femininas".

"Ela plantava ervilhas, feijão, pescava [...]. Apenas deixava de cultivar e lavrar a terra."

Resposta da B)

Não.

Segundo o autor, "as diferenças sociais foram sempre tão fortes quanto as diferenças de sexo".

Ele ressalta, ainda, que não tem como colocar em um mesmo nível (ou plano) as condessas e castelãs com servas e camponesas livres. Ou então as ricas burguesas com artesãs.

Assim, além de sofrerem pelo "sexo inferior", muitas mulheres ainda sofriam pela falta de recursos financeiros e sociais.

Resposta da C)

A mulher na condição servil na Idade Média era invisível. Muitas vezes era subordinada a famílias inteiras, como criada ou camponesa, ou então era subordinada a outra mulher, uma burguesa, como sua ama ou acompanhante. Em qualquer das situações e papeis que ela cumpria, deveria entregar o trabalho bem feito e de forma mais discreta possível, pois não era elegante que sua presença fosse notada por homens e por indivíduos de uma escala social mais alta.

Resposta da D)

Essa afirmação é um resumo de tudo que o autor escreveu em seu texto.

Primeiro ele diz que a sociedade medieval era misógina, ou seja, considerava o sexo feminino inferior ao masculino, fosse em casa ou na sociedade aberta.

Posteriormente ele afirma que a condição social impactava diretamente na situação das pessoas, pois não é possível comparar uma mulher burguesa a uma mulher camponesa. Elas eram vistas de formas totalmente diferentes pela sociedade, mesmo que fossem do mesmo sexo.

"As diferenças sociais foram sempre tão fortes quanto as diferenças de sexo".

"A opressão muitas vezes foi exercida pelas mulheres poderosas sobre as suas dependentes".

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/478040

Anexos:
Perguntas interessantes