A datação arqueológica consiste na quantificação do carbono-14 (14C6), um isótopo radioativo do carbono, em um determinado corpo ou objeto em estudo. O 14C6 é formado quando um nêutron proveniente dos raios cósmicos é capturado por um átomo de nitrogênio (14N7), expelindo um próton. O 14C6 decai espontaneamente para 14N7 com o tempo de meia-vida superior a 5.000 anos.
Nesse processo de decaimento radioativo ocorre a emissão de:(EXPLIQUE)
a)
partículas alfa
b)
partículas beta
c)
partículas gama
d)
prótons
e)
neutros
Soluções para a tarefa
No processo de decaimento radioativo ocorre a emissao de: b) partículas beta
No carbono-14 ha uma desintegracao de um neutron do nucleo o que produz um proton (que se mantem no nucleo aumentando o numero atomico de 6 para 7) emitindo uma particula beta (que nada mais e do que um eletron nuclear). Como resultado, temos o aparecimento do atomo de nitrogenio-14:
₆C¹⁴ → ₇N¹⁴ + ₋₁β⁰
Como essa desintegracao acontece num periode de meia-vida de 5730 anos, ha a possibilidade de fazer um procedimento chamado de datacao radiometrica de objetos ou materiais arqueologicos com idades dentro dessa medida de grandeza. Sendo assim, nao possivel fazer a datacao de fosseis de milhoes de anos atraves desse procedimento. Tais sao datados por metodos chamados estratigraficos e por decaimento de outros elementos radiativos.