História, perguntado por arielle267, 5 meses atrás

A data da fundação de Salvador, quem fundou Salvador, a importância da cidade de Salvador para o Brasil, o que Salvador tem que atrai turistas do mundo inteiro

Soluções para a tarefa

Respondido por Pachecobr
3

Resposta:

29 de março de 1549

A data oficial de sua fundação foi determinada pela portaria 299 de 11 de março de 1952, assinada pelo então prefeito Osvaldo Veloso Gordilho

Explicação:

IMPORTANCIA: Os edifícios antigos, as praias paradisíacas e a arquitetura de suas igrejas despertam a curiosidade e o interesse não somente de baianos e turistas, como também de artistas internacionais, que não perderam a oportunidade de conhecer uma das cidades mais belas do país.

Respondido por viniciusbragademelo
2

Resposta:

Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região do atual município de Salvador foram expulsos para o interior do continente por povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era habitada por um desses povos tupis, os tupinambás.[1] Em 1501, Gaspar de Lemos, que comandara o navio de mantimentos designado por Cabral a levar as notícias para D. Manuel I sobre o descobrimento, em 1500, da "Terra de Vera Cruz" (Porto Seguro), retornou em expedição exploratória, em companhia do cartógrafo Américo Vespúcio. No dia 1 de Novembro do mesmo ano, a expedição descobriu a Baía de Todos-os-Santos, assim nomeada na carta cartográfica, dado ser o Dia de Todos-os-Santos. Em 1510, ocorreu o naufrágio de um navio francês perto do bairro de Rio Vermelho. De sua tripulação, fazia parte o português Diogo Álvares, o Caramuru, que viria a exercer um importante papel como mediador das relações entre os navegadores europeus e os nativos tupinambás. O primeiro homem europeu a desembarcar no Morro de São Paulo foi Martim Afonso de Sousa, em 1531, liderando uma expedição para explorar a costa do continente. Em 1534, foi fundada a capela em louvor à Nossa Senhora da Graça, porque ali viviam Diogo Álvares e sua esposa, Catarina Paraguaçu. Nesse mesmo ano, Francisco Pereira Coutinho fundou uma cidade no distrito da Barra. A cidade viria a ser chamada, posteriormente, de Vila Velha.

Em 1536, chegou, na região, o primeiro donatário português, Francisco Pereira Coutinho, que recebeu capitania hereditária de El-Rei dom João III. Fundou o Arraial do Pereira, nas imediações onde hoje está a Ladeira da Barra. Esse arraial, doze anos depois, na época da fundação da cidade, foi chamado de Vila Velha. Os índios não gostavam de Pereira Coutinho por causa de sua crueldade e arrogância no trato. Por isso, aconteceram diversas revoltas indígenas enquanto ele esteve na vila. Uma delas obrigou-o a refugiar-se em Porto Seguro, com Diogo Álvares; na volta, já na Baía de Todos os Santos, enfrentando forte tormenta, o barco, à deriva, chegou à praia de Itaparica. Nessa, os índios fizeram-no prisioneiro, mas deram liberdade a Caramuru. Francisco Pereira Coutinho foi retalhado e servido numa festa antropofágica.

Primeiro brasão de armas da cidade de Salvador, em meados do século XVII

Em 29 de março de 1549, uma frota de colonos portugueses chegou, pela Ponta do Padrão, chefiada por Tomé de Sousa e comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada "do São Salvador". Nasceu, assim, a cidade de Salvador, já cidade, já capital, sem nunca ter sido província, e foi por muitos anos a maior cidade das Américas e rapidamente se tornou um importante centro da indústria de açúcar e do comércio de escravos. Salvador se tornou um ponto de entrada para holandeses e judeus.[carece de fontes] Foi durante os séculos XVII e XIX que a maioria dos judeus migraram para a Bahia, espalhando sua cultura ao longo de suas colônias e além (a primeira sinagoga na América, a Sinagoga Kahal Zur Israel, foi erguida nas proximidades de Recife em 1636).

Salvador foi, no entanto, principalmente influenciada pelo catolicismo, se tornando a primeira sede do bispado católico do Brasil em 1552. Ainda é um centro do catolicismo brasileiro. Em 1583, 1600 pessoas que residiam na cidade[carece de fontes] e, ao longo dos anos, cresceu rapidamente como uma das maiores cidades do Novo Mundo, superando qualquer cidade americana colonial na época da Revolução Americana em 1776.


santoscamilla27712: obgdaa❤❤
Perguntas interessantes