A dança está sempre presente em nossas vidas, por meio delas nos expressamos transmitimos sentimentos, emoções e até mesmo opiniões. Embora tão comum e importante muitas crianças vão ter o primeiro contato apenas durante a fase escolar. Surge então, a importância do professor apropriar-se da dança como conteúdo escolar. NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá; UniCesumar, 2016. Considerando o texto acima e o material didático, análise as afirmativas a seguir: I. Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais a dança é parte do componente curricular não apenas na Educação Física mas também em Artes. II. Na educação física os trabalhos que se referem a dança são articulados às manifestações culturais, e se apropriam principalmente das atividades rítmicas e expressivas. III. Segundo apontamentos realizados pelo Ministério da Educação, em 2016, a educação física deve apresentar a prática da dança como manifestações voltadas ao lazer e a saúde. IV. Embora a educação física trabalhe com dança, segundo as determinações elencadas dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) a disciplina de Artes é que deverá trabalhar exclusivamente o cunho artístico e cultura da dança. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I apenas. Alternativa 2: II e III apenas. Alternativa 3: I e II apenas. Alternativa 4: I, II e III apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa 5: I, II, III e IV.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), existe uma diferença em relação a forma com as disciplinas de Educação Física e Artes devem abordar a dança.
Enquanto a Educação Física deve se ocupar com a dança como forma de manifestação expressiva voltada ao lazer e a saúde, a disciplina de Artes apresenta a responsabilidade de ensinar a dança como manifestação cultural e expressiva aos alunos.
Perguntas interessantes