A dança Contemporânea se relaciona fortemente com o teatro e seus elementos. Quais são esses elementos? Marque a alternativa correta: *
a) Vídeos, fotografia e outras formas de comunicação
b) Meia, Sapatilha e Saia
c) Ritual indígena e Instrumentos musicais
d) Totens, Amuletos e Máscaras
Soluções para a tarefa
letra C amg, é meio óbvio até
Resposta:
C)
Explicação:
Dança contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. Alguns teóricos remetem a origem da dança contemporânea aos experimentos dos artistas pós-modernos do movimento Judson Dance Theater, iniciado na década de 1960, nos Estados Unidos.
Entretanto, valores éticos e estéticos da dança contemporânea são encontrados desde o início do século XX, no pensamento de primeiros precursores da dança moderna como Isadora Duncan.
Em termos técnicos, a dança contemporânea tende a combinar diversas qualidades de movimento, uma vez que não se prende;à estéticas pré-estabelecidas.
Cada projeto coreográfico compreende um projeto técnico, elaborado durante o processo de composição. Maria José Fazenda, no prefácio do livro Poética da Dança Contemporânea, diz que: “Quanto à obra coreográfica contemporânea, ela apresenta formas e conteúdos diferentes e formatos diversificados – na dimensão, no número de intérpretes, nos lugares de apresentação – e, nela, o movimento do corpo estabelece múltiplas relações com os elementos plásticos (objetos, cenários) e sonoros e com as imagens virtuais”.
A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação, método Laban, técnica de release, Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo.