A curva a seguir mostra a variação de energia potencial em função da distância entre os átomos, durante a formação da molécula H2 a partir de dois átomos de hidrogênio, inicialmente a uma distância infinita um do outro.
Julgue os intens a seguir em V ou F e realize as correções nos errados.
a. A energia potencial e a estabilidade aumentam na formação da ligação química.
b. A formação da ligação absorve 458kj/mol
c. A quebra da ligação consome 458kj/mol
d. O comprimento da ligação é menor que 7,40 × 10‐¹¹
e. Os átomos separados por uma distância infinita a energia potencial é zero pois não existe atração nem repulsão.
f. Estabilidade e energia são grandezas inversamente proporcionais.
Soluções para a tarefa
A)Correta
B,C) Ele diminui essa energia de ativação provocada pela formação e quebra.
D) Correto.
E) Errado.
F) Correto.
Vamos aos dados/resoluções:
a) Correto, pois o gráfico é avaliado da direita pra esquerda. Na direta temos os átomos distantes, e eles vão se aproximando até dar o pico de energia (que é o momento com maior estabilidade), ou seja, quando eles se juntam. Observando o processo da direita para a esquerda, nota-se a EP, eixo U do gráfico diminuindo.
Como da esquerda pra direita a energia aumenta, a quebra de ligação (questão que engloba letra c) é um processo endotérmico, como é falado e demonstrado nas teorias da energia de ligação na termoquímica.
b,c) como da direita pra a esquerda no gráfico há uma diminuição da energia, da esquerda pra direita, considerando uma quebra e uma formação dos átomos, há um aumento da energia, só olhar agora da esquerda pra direita. Essa é a quantidade de energia que você precisa fornecer para que haja a cisão. O sistema consome essa energia para quebrar (como foi dito acima) ou pode usar o catalizador, fazendo com que diminua essa energia de ativação.
d) Correto, o comprimento é esse, pois o momento de pico (que é quando os átomos estão junto) vemos que o comprimento é de 7,4x10^-11
e) Falso, pois há uma distância infinita, também não possui atração eletrostática, pois se a força eletrostática é inversamente proporcional ao quadrado da distância e a mesma é infinita, a força que um átomo faz no outro é possivelmente nula.
f) Errado, Sabemos que duas grandezas são inversamente proporcionais quando uma aumenta e a outra diminui na mesma proporção, então se aumentarmos a estabilidade, estaremos aumentando a energia pra que isso aconteça também.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:
Resposta certa é a C)
Explicação:
Pois há uma distância infinita, também não possui atração eletrostática, pois se a força eletrostática é inversamente proporcional ao quadrado da distância e a mesma é infinita, a força que um átomo faz no outro é possivelmente nula.