A curadoria em si esteve sempre relacionada à prática do professor, contudo, em contextos digitais, ela ganha ainda mais significado. Tendo em vista a diversidade de canais, há o desafio de escolher fontes válidas, assim como de articular conteúdos advindos de outras fontes autorais. Entre as atribuições do professor-curador, está, assim, a leitura atenta e metódica desse material, assim com, em alguns casos, a criação de seu próprio material. Com isso em vista, é correto afirmar que:
a.
Embora a internet não seja passível de escolarização, ela permite o contato com uma quantidade enorme de conteúdo, o qual precisa ser organizado metodicamente pelo professor-curador.
b.
A facilidade do profissional na relação com as tecnologias da informação e da comunicação é central, cabendo ao professor-curador o domínio amplo, por exemplo, de linguagens de computador e de conceitos de IA.
c.
A literatura ganha novos espaços quando pensamos no trabalho com a internet pelos professores-curadores, pois percebe-se que ela está fora do ambiente escolar, em plataformas de leitura compartilhada, de vídeos etc. Assim, o interesse pela leitura se amplia, como evento social, cabendo ao professor-curador propiciar o encontro entre os alunos e os livros.
d.
O desenvolvimento educacional em uma linha estabelecida inicialmente deve ser lido de forma negativa, pois a fluidez contemporânea pede um movimento para além da didática, ainda mais quando tratamos do ensino da leitura e da escrita em contextos digitais.
e.
A internet como caminho e ferramenta enfraquece por completo o ensino de leitura e escrita, considerando que a escrita para as plataformas digitais é por convenção de baixíssima qualidade, tirando totalmente o espaço para o ensino da literatura, por exemplo. Isso deve ser considerado pelo professor-curador.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A literatura encontra-se, hoje, dentro das propostas do professor-curador, o que é representado na Alternativa C.
A literatura vem se mostrando em um novo cenário, a partir da existência de professores-curadores, os quais são capazes de se adaptar ao cenário tecnológico e midiático, através da oferta de obras literárias em plataformas de leitura compartilhada, vídeos.
A partir deste novo contexto, a literatura encontra um novo propósito e passa a se tornar ainda mais atraentes aos alunos, estimulando ainda mais o aprendizado direcionado.
Perguntas interessantes
A literatura ganha novos espaços quando pensamos no trabalho com a internet pelos professores-curadores, pois percebe-se que ela está fora do ambiente escolar, em plataformas de leitura compartilhada, de vídeos etc.