A Cultura Santarém surgiu na região do baixo rio Tapajós, no estado do Pará. Em qual arte ela se destacou? * 40 pontos
Destacou-se pela produção de cerâmica.
Destacou-se pela produção de grafite
. Destacou-se pela produção de música.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a alternativa I) Destacou-se pela produção de cerâmica.
A cultura de Santarém se tornou notaria por conta da sua produção de cerâmica que era desenvolvida em um estilo bem peculiar, o qual é baseado no uso de técnicas de modelagem bem como incisão, ponteado e aplicação.
Vale frisar que, desde o século XIX por naturalistas e viajantes que percorreram a área, as suas formas nos revelam composições bem elaboradas de florestas tropicais que eram recordações de ancestrais.
Bons estudos!
A cultura Santarém destacou-se pela produção de cerâmica.
Pode-se dizer que a Cultura Santarém é a realização de um complexo cultural a partir de vestígios culturais encontrados na região próxima à junção do Rio Tapajós com o Amazonas.
Povos indígenas de da cidade de Santarém produziram o que chamamos de cerâmica santarena característica por uma complexa decoração onde as peças possuem ornamentos em relevo com figuras de seres humanos ou animais, além da pintura e do desenho.
Tal produção fora descrita desde o século XIX por naturalistas e viajantes que percorreram aquela área, sendo possível identificar por meio de análises emblemas de prestígio e posições sociais na cultura em que a produção se insere.
Essa forte presença de figuras de seres humanos chama-se cariátides características por apoiar a parte superior do vaso.
Infelizmente, por efeitos da colonização sobre os povos indígenas por meio dos colonizadores portugueses no território brasileiro, as peculiares características da cerâmica santarena e a cultura dos povos que a realizava foram sendo perdidas ocorrendo, por fim, a extinção de tal produção.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/28218117