A cultura organizacional emerge nos anos 1980, em razão da intensa publicação acadêmica e da movimentação dos pesquisadores da área administrativa, inspirados pelos acontecimentos acerca da produtividade japonesa e americana e levantaram a questão das diferenças culturais entre as duas sociedades.
Com estes estudos foram enumerados elementos culturais importantes, dentre eles ritos, rituais e cerimônias. Qual a definição deste elemento cultural?
A São costumes que devem ser seguidos diariamente pelos colaboradores.
B Consiste de atividades planejadas de consequências práticas e expressivas.
C É a forma de como devem ser organizadas as confraternizações na organização.
D São costumes ligados à religiosidade do fundador da organização.
Soluções para a tarefa
Opah, amigo(a)!
Deixarei as mesmas considerações para você.
Primeiramente, vamos ao conceito de Cultura Organizacional. Em síntese, a Cultura Organizacional é compreendida como um conjunto de valores (éticos, morais) que são transmitidos pelos proprietários da empresa. Nesta perspectiva, cada organização possui a sua própria cultura - o que a torna única ou singular em relação a todas as outras organizações.
No contexto da Cultura Organizacional, podemos identificar:
como rito - a integração de um novo colaborador; a admissão (contratação) e demissão de um funcionário;
como cerimônias: as festas e comemorações praticadas dentro da organização. Como exemplo, podemos destacar: Festa de Natal.
Gabarito:
"C É a forma de como devem ser organizadas as confraternizações na organização".
Até breve!
Resposta: Letra B - Consiste de atividades planejadas de consequências práticas e expressivas
Explicação:
Resposta se encon tra no ma terial escrito da au la 5, pá gina 41, 2º item. Os ritos , rituais e cerimônias, são visto s com o importantes elemento s culturais por se tratarem de atividades planejadas, co mo po r ex emp lo o rito da co mu nh ão d a Ma ga zine Lu iza ou o rito de pa ssa gem da s Loj a s Ren ner, qu e po ssu em consequ ências p ráticas e exp ressivas na o rgan iza çã o.