A cultura não é apenas um bem coletivo, uma tradição a preservar. Ela é uma produção coletiva, constante incorporação do novo. Nesse sentido, todo o patrimônio cultural até agora produzido pela humanidade, repertório do qual extraímos nossas escolhas e que nos permite o desenvolvimento da vida cultural e o exercício contínuo da criação, é objeto de atenção. Esta herança, ao mesmo tempo que nos enriquece, reelabora, por sua vez, este mesmo patrimônio que é aberto, sempre incorporando as novas criações. BOTELHO, I. A política cultural e o plano das ideias. Salvador: EDUFBA, 2007. De acordo com o texto, a construção do patrimônio cultural resulta a) dos interesses dos governantes. b) das iniciativas da comunidade. c) da opinião de especialistas. d) do trabalho dos artistas. e) de escolhas das elites.
Soluções para a tarefa
A cultura não é apenas um bem coletivo, uma tradição a preservar. Ela é uma produção coletiva, constante incorporação do novo. Nesse sentido, todo o patrimônio cultural até agora produzido pela humanidade, repertório do qual extraímos nossas escolhas e que nos permite o desenvolvimento da vida cultural e o exercício contínuo da criação, é objeto de atenção. Esta herança, ao mesmo tempo que nos enriquece, reelabora, por sua vez, este mesmo patrimônio que é aberto, sempre incorporando as novas criações. BOTELHO, I. A política cultural e o plano das ideias. Salvador: EDUFBA, 2007.
De acordo com o texto, a construção do patrimônio cultural resulta:
a) dos interesses dos governantes.
X) das iniciativas da comunidade.
c) da opinião de especialistas.
d) do trabalho dos artistas.
e) de escolhas das elites.
A REPOSTA É A LETRA B - DAS INICIATIVAS DA COMUNIDADE, pois nos termos em negrito do texto em questão, revelam a produção da comunidade.