“A cultura interna é o que dita o comportamento dos integrantes da empresa” Constantemente nos perguntamos, qual é o segredo do sucesso de grandes empresas? O que elas fazem para se diferenciar, para estar em constante evolução e para manter seu nível de qualidade? Estas perguntas têm dezenas de respostas (e das mais variadas). Se pudéssemos isolar um atributo como chave do sucesso destas gigantes da indústria internacional, provavelmente seria a cultura interna de cada uma. A definição de uma cultura organizacional nas organizações é o próprio reflexo dos objetivos da empresa. A cultura organizacional tem como função principal o estabelecimento de uma identidade corporativa única que pode ser transmitida a cada colaborador, além de gerar um compromisso entre a equipe para a empresa e vice-versa. A cultura organizacional depende de comportamentos e atitudes e assim afeta a produtividade e competitividade dos membros da empresa. O tipo de cultura varia de negócio para negócio. Uma distribuidora de bebidas, a exemplo da Ambev, pode ter uma cultura agressiva, com metas desafiadoras e gestão de pessoas baseada na meritocracia. Já uma indústria de cosmético, como a Natura S.A., pode ter uma cultura de pessoas, com ênfase no bem-estar e na coletividade. Não há uma cultura certa ou errada, mas existem aquelas que mais se adéquam ao ambiente externo e à atual situação da empresa. É possível classificar quatro principais tipos de cultura organizacional: cultura de poder, cultura de papéis, cultura de tarefas e cultura de pessoas. responda: 1) Defina o que é cultura organizacional. 2) Explique qual é a importância entre a compatibilidade de valores entre o colaborador e a empresa. 3) Apresente um exemplo de e
Soluções para a tarefa
1) A Cultura Organizacional pode ser compreendida como um conjunto de preceitos/valores que são compartilhados por cada organização. Na prática, isso quer dizer que tais valores servem como um guia para o comportamento de cada colaborador no dia a dia dentro de cada ambiente organizacional.
Naturalmente, a Cultura Organizacional é um fenômeno que varia de organização para organização (pública e privada).
2) A compatibilidade de valores entre o colaborador e a empresa é importante para o alcance dos objetivos da empresa. Isso significa que tanto os valores do colaborador quanto os da empresa devem ser compatíveis (na mesma direção).
3) Como exemplo de empresa que possui uma cultura organizacional pautada na valorização das pessoas, podemos destacar:
Nubank - na prática, a empresa valoriza a diversidade (religião, política, sexo, outros tipos), o conhecimento sobre novas tecnologias e os gostos particulares de cada pessoa.
Até logo!
A cultura interna de uma empresa define comportamentos para trabalhar em equipe. Nesse sentido, as perguntas do enunciado começam a ser respondidas da seguinte forma:
- A cultura organizacional pode ser entendida como um conjunto de preceitos ou valores compartilhados por toda organização;
- O ajuste entre os valores dos funcionários e da empresa é importante para atingir os objetivos da empresa.
Cultura interna e a compatibilidade de valores na empresa
Na prática, isso significa que esses valores servem como guias para o comportamento do dia a dia de cada colaborador em cada ambiente organizacional. A cultura organizacional é um fenômeno específico da organização (pública e privada) e isso significa que os valores do funcionário e da empresa devem ser compatíveis (na mesma direção).
A cultura interna está próxima da cultura organizacional, então leia sobre isso, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/15679551