A cultura greco-romana esteve ausente na sociedade medieval?explique
natancruzbianchi:
Aqui, como hoje em dia tem de tomar cuidado com tudo que nós dizemos: eu sou cristão e católico, então de maneira nenhuma quero desrespeita alguma instituição religiosa. Tudo que eu falei está nos livros de história do Ensino médio e fundamental e é o mais aceito pelos historiadores até hoje! o poder absoluto da Igreja foi o que mais inibiu a cultura greco-romana (democracia, república, filosofia, pensamentos, ciência primitiva, etc) e fez com que andássemos "para trás" na evolução cultural!
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
- De forma bem resumida, durante as civilizações grega e romana, a razão, a filosofia, a arquitetura, a arte, o homem e a participação política eram valorizados.
- Quando iniciou a idade média (período medieval), que durou do século V ao século XV, a igreja tinha poder absoluto. Isso de maneira geral, impedia toda aquela cultura já citada acima: filosofia, ciência, arte, etc.
- Por exemplo, se você dissesse: " a terra que gira em torno do Sol e não o contrário" (Nicolau Copérnico) você seria inimigo da igreja. Se você dissesse: " Deus irar salvar o homem não pelo dinheiro e sim pela fé" (Martim Lutero) você também seria inimigo da igreja.
- Além disso a igreja queimou vários livros de filosofia e ciências escritos na antiguidade clássica.
- Por fim, mais ou menos no século XV, o renascimento trouxe de volta a antiguidade grego-romana, recuperando toda arte, avanço, política e ciência presentes antes.
Perguntas interessantes