A cultura é aquilo que envolve o que o ser humano adquiriu em sua história, sejam conteúdos linguísticos, de vestimentas, maneira de se alimentar e se portar na presença dos outros. Nesse sentido, ocorre uma certa padronização das condutas, da maneira de se colocar perante a sociedade.
A cultura cria uma espécie de uniformização das posturas, dos atos e influencia as relações entre as pessoas, que, por sua vez, encontram-se mediadas exatamente pela cultura. Ela seria nossa segunda natureza, aquela que criamos para nos relacionar uns com os outros. Diferente dos animais, nós inventamos nossa cultura, e não apenas vivemos determinados naturalmente.
Exatamente por essa capacidade inventiva, de onde se origina nossa natureza, é que podemos questionar se a criação da cultura não poderia ser obra dos detentores de poderes, sejam eles estatais ou econômicos. Isso não poderia implicar em uma espécie de obrigação a determinadas práticas dentro da cultura? Em outras palavras, a cultura não poderia começar a ser usada como forma de manejar a sociedade? Como forma de manipular suas ações e hábitos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A cultura é conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social
Explicação:
Ela pode sim influenciar as pessoas que convivem em um ambiente cultural, mas isso depende de pessoa para pessoa. Ela pode manipular de algumas forma os individuos, de maneira a ser considerada certa ou errada.
Perguntas interessantes