Ed. Física, perguntado por alinebasilio07, 9 meses atrás

A Cultura dos povos praticantes de xadrez

Soluções para a tarefa

Respondido por ARARABROW
0

Resposta:Cobertura

XADREZ: ORIGEM, REGRAS E COMO ENSINAR NA ESCOLA

O xadrez incentiva a concentração, raciocínio lógico, memória e aprendizagem dos alunos. Conheça as regras e como levar esse esporte para a escola.

O xadrez, considerado por muitos um esporte, tem mais de cinco séculos de histórias. Ele surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento Cultural. Até hoje um dos jogos mais populares do mundo, o xadrez pode ser levado para a aula de Educação Física de forma simples e divertida. É uma ótima opção, por exemplo, para dias de chuva. Para ajudar o professor a entender todas as regras e atalhos para ensinar o xadrez, o Impulsiona preparou um passo a passo exclusivo. Faça o download AQUI e leia abaixo tudo sobre o xadrez!

A origem do xadrez

Há um consenso entre os historiadores de que a Índia é o mais provável berço do esporte. A principal diferença entre o jogo atual e seu antecessor ficava por conta da limitação de movimento das peças. O atual bispo era conhecido como elefante, enquanto a dama, peça mais poderosa do xadrez moderno, era conhecida como vizir.

Mas foi na França, no século XVIII, que eventos de xadrez — já no formato que conhecemos atualmente — passaram a ganhar repercussão. Os mestres da época se enfrentavam em partidas épicas, cujo palco eram as coffee houses, casas de café e chá distribuídas pelas maiores cidades europeias. No século seguinte, os clubes de xadrez tiveram um rápido desenvolvimento e partidas por correspondência entre cidades tornaram-se comuns. Jornais passaram a destacar o jogo e publicações foram feitas contendo ideias avançadas dos mais célebres enxadristas da época.

(TEXTO QUE MEU TRINADOR ME MANDO)

Explicação:

Perguntas interessantes