A cultura da violência e a cultura do medo, então, são alguns dos reflexos não apenas dos mais variados tipos de violência aos quais estamos expostos, mas da nossa falta de conhecimento e ações mais propositivas, enquanto indivíduos e sociedade, no que tange às causas e estruturas da violência. Ao agirmos motivamos apenas pelo medo, acabamos ignorando o que está na base daquilo que nos amedronta. Ao contrário, pensar através de uma ótica ampliada, levando em consideração aspectos históricos, econômicos e políticos relacionados à temática, auxilia-nos no desenvolvimento de uma compreensão mais crítica não apenas de nossas ações individuais em relação a uma realidade violenta, mas, também, a respeito de como nossa sociedade tem lidado com a questão. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir. I. A ótica ampliada está relacionada a uma compreensão crítica de ações individuais para solução do problema. II. A cultura do medo leva a ação sem preocupação com a causa. III. Ao nos afastarmos do convívio social devido ao medo estamos contribuindo para o aumento das desigualdades. IV. Levar em consideração aspectos históricos, econômicos e políticos na questão violência social significa buscar as causas desta. Selecione a alternativa que aponta apenas os itens corretos: I, II e III. I, II e IV. I, III e IV. II, III e IV. I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
A cultura do medo é uma criação midiática que prevê a manipulação da população conforme os interesses de determinados grupos.
Por exemplo, ao se dar grande importância a atores marginalizados que cometem crimes, tira-se o foco do que é o mais importante, o motivo daquele crime ser cometido, como pela falta de políticas públicas de segurança e educação, criando uma distração e proliferando o medo.
São corretos os itens II, III e IV.
Resposta:
II, III e IV
Explicação:
Resposta Correta:
Correta II, III e IV.
Feedback da resposta: Resposta Correta. A cultura do medo afasta as pessoas do convívio social em sua maior dimensão, aumentando as desigualdades sociais. A causa da violência não é considerada. Para buscar causas e soluções efetivas seria necessário considerar os aspectos históricos, econômicos e políticos envolvidos.