A cultura começa a ser veiculada através de que mecanismos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
considera que a invenção do conceito de CULTURA se deu pós-evolução semântica da palavra CULTURA, que ocorreu na língua francesa no século XVIII, e só depois se difundiu, por empréstimo linguístico, às línguas alemã e inglesa. O termo "cultura" no sentido figurado começa a ser utilizado, com mais frequência, no século XVIII, inicialmente, seguido de um complemento, "cultura das artes", "cultura das letras", "cultura das ciências", como se fosse necessário que a coisa cultivada estivesse explicitada; em seguida, para designar a "formação", a "educação" do espírito; e posteriormente, num movimento inverso, deixa de ter o significado de "cultura" como ação (ação de instruir) e passa a "cultura" como estado (estado do espírito cultivado pela instrução, estado do indivíduo que tem cultura). Cultura ou Civilização, tomada em seu sentido etnológico amplo, é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e todas as demais capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade. A condição da cultura, entre as diversas sociedades da espécie humana, na medida em que é passível de ser investigada nos princípios gerais, é um tema apropriado para o estudo do pensamento e da ação humanos.
Conforme Cuche (ibid.), esta é a primeira definição etnológica de cultura e foi dada pelo antropólogo britânico Edward Burnett Tylor. Trata-se de uma definição descritiva e não normativa que rompe com as definições restritivas e individualistas de cultura: para Tylor, segundo Cuche (ibid), a cultura é a expressão da totalidade da vida social do homem, caracterizando-se por sua dimensão coletiva. A cultura é adquirida e por isso não depende da hereditariedade biológica. Sendo a cultura adquirida, então sua origem e seu caráter são, em grande parte, inconscientes. A palavra "Cultura", na acepção de Tylor, é uma palavra neutra, que permite pensar toda a humanidade.
Thompson (ibid.) afirma que uma das tarefas no estudo da cultura, na abordagem tyloriana é esmiuçar as crenças, costumes etc. - que formam um "todo complexo", característico de uma determinada sociedade, diferenciando essa sociedade de outros lugares e épocas diferentes - em suas partes constitutivas e classificá-las e compará-las sistematicamente. Assim, a abordagem tyloriana envolve uma série de pressupostos metodológicos acerca de como a cultura deve ser estudada.