A cultura brasileira é caracterizada pelo sincretismo. Como podemos perceber esse sincretismo nas religiões do candomblé e da umbanda?
Escolha uma:
a. Quando vemos um padre dentro do terreiro dessas religiões.
b. Quando encontramos o ritual igual ao da Igreja Católica.
c. Quando encontramos vínculo dos Orixás, do candomblé e da umbanda, com os santos da Igreja Católica, já que São Jorge é Ogum; Santa Bárbara, Iansã etc.
d. Quando encontramos as vestimentas parecidas com a Igreja Católica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta: Letra C - Quando encontramos vínculo dos Orixás, do candomblé e da umbanda, com os santos da Igreja Católica, já que São Jorge é Ogum; Santa Bárbara, Iansã etc.
Explicação:
Sincretismo é a fusão de diferentes doutrinas para a formação de uma nova, seja de caráter filosófico, cultural ou religioso. No sincretismo religioso não seria diferente, é a mistura de uma ou mais crenças religiosas em uma única doutrina. Este modelo de sincretismo, assim como o cultural, nasce a partir do contato direto ou indireto entre pessoas com crenças distintas. No candomblé especificamente, os negros que chegaram ao Brasil durante o período das escravidão perderam quase que completamente o vínculo com sua religião de berço, nesse sentido, adotaram os santos da igreja Católica para substituí-los. Como exemplos temos:
Exú – Santo Antônio de Pemba ou santo Antônio
Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim
Ogum – São Jorge
Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio
Xangô – São Pedro ou São Jerônimo
Omolú – São Lázaro ou São Roque
Logun Edé – Santo Expedito
Oxum – Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição
Iemanjá – Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Glória.
Iansã – Santa Bárbara
Nanã Buruquê – Nossa Senhora Sant’ana
Ibeji – Cosme e Damião
Espero ter ajudado...
Em nosso país o sincretismo religioso se deu partir da união de diferentes povos, cada um com sua cultura, doutrinas e espiritualidade voltada para uma religião. Letra C.
Entendemos o vínculo entre os orixás, do Candomblé e da Umbanda junto das religiões de matriz europeia, principalmente o cristianismo, com base no catolicismo, onde temos os santos, etc.
No Brasil, ele se deu a partir do culto de orixás e deuses Iorubas, chegando entre o século XVI e XIX a partir da vinda dos escravos nos Navios Negreiros.
Além disso, para o Candomblé Olorum é o Deus de maior importância, tendo atualmente algumas ela tem ligação com demais culturas introduzidas no país e semelhanças como a Umbanda por exemplo.
Mais sobre o sincretismo religioso:
brainly.com.br/tarefa/11862683