A cultura afro-brasileira remonta ao período colonial, quando o tráfico transatlântico de escravos forçou milhões africanos a virem para o Brasil. Assim, foi formada a maior população de origem africana fora da África.
Esta cultura está marcada por sua relação com outras referências culturais, sobretudo indígena e europeia a qual está em constante desenvolvimento no Brasil.
Características da Cultura Afro-Brasileira
Uma das principais características da cultura afro-brasileira é que não há homogeneidade cultural em todo território nacional.A origem distinta dos africanos trazidos ao Brasil forçou-os a apropriações e adaptações para que suas práticas e representações culturais sobrevivessem.Assim, é comum encontrarmos a herança cultural africana representada em novas práticas culturais.As manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos. Só deixaram de ser perseguidos pela lei na década de 1930, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas.Assim, elas passaram a ser celebradas e valorizadas, até que, em 2003, é promulgada a lei nº 10.639 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).Essa lei exigiu que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio tenham em seus currículos o ensino da história e cultura afro-brasileira.Os dois grupos de maior destaque e influência no Brasil são:
os Bantos, trazidos de Angola, Congo e Moçambique;
• os Sudaneses, oriundos da África ocidental, Sudão e da Costa da Guiné.Devemos ressaltar que as regiões mais povoadas com a mão de obra africana foram: Bahia, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul.Isso devido à grande quantidade de escravos recebidos (região Nordeste) ou pela migração dos escravos após o término do ciclo da cana-de-açúcar (região Sudeste).
Atividade
Coloque verdadeiro ou falso nas afirmações:
1) Esta cultura está marcada por sua relação com outras referências culturais, sobretudo indígena e europeia a qual está em constante desenvolvimento no Brasil___
2) Uma das principais características da cultura afro-brasileira é que não há homogeneidade cultural em todo território nacional.A origem distinta dos africanos trazidos ao Brasil forçou-os a apropriações e adaptações para que suas práticas e representações culturais sobrevivessem__
3) As manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos. Só deixaram de ser perseguidos pela lei na década de 1930, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas.Assim, elas passaram a ser celebradas e valorizadas, até que, em 2003__
Soluções para a tarefa
Resposta:
V
V
F
Sim ela está em constante desenvolvimento
O 2 está correto
E o 3 está errado pq já era liberado antes tanto é que os negros praticavam em seus tempos de escravidão
A cultura afro-brasileira possui influências não só na cultura africana, contudo, também na indígena e nas relações com a cultura europeia e isso é devido ao processo de mestiçagem no Brasil. Devido à escravização e a retirada dos povos de seus espaços originários, esses precisaram se reinventar com o que havia naquele novo lugar. Assim, as assertivas corretas são a 1 e a 2.
Cultura afro-brasileira
As manifestações dos costumes africanos foram liberados antes na década de 1930, por meio do Governo de Getúlio Vargas, contudo, ainda há preconceitos em relação a essa cultura na sociedade atual.
Continue estudando sobre cultura afro-brasileira em: https://brainly.com.br/tarefa/13454322
#SPJ2