Português, perguntado por douglascnf2640, 1 ano atrás

A cruz realizou um trabalho complementar à espada. Um conjunto de circunstâncias de ordem religiosa entre algumas nações indígenas facilitou a tarefa dos dominadores, já que tanto no México como no Peru uma série de profecias e sinais asseguravam a chegada iminente de novos deuses. E os europeus, manipulando o imaginário destes povos, não tiveram dúvidas em se apresentar como tais. O domínio do sagrado sobre o profano se materializou até nas construções das igrejas católicas, ao se aproveitar algumas pirâmides e templos como alicerces para a edificação de suas catedrais. (...) Juan de Zumáraga, primeiro arcebispo do Mé­ xico, se orgulhava, em uma carta de 1547, de que seus sacerdotes haviam destruído até então mais de 500 templos indígenas e queimado cerca de 2 mil ídolos. Ele próprio ajudou a incinerar os arquivos existentes em Texcoco. O mesmo fez o bispo de Yucatán, Diego de Landa, ao atirar ao fogo purificador os manuscritos maias - único povo da Amé- Professor, as orientações e respostas referentes a esta seção estão no Manual do Professor Direito e etnocídio na conquista da América indígena A m aioria dos historiadores enfatiza a superioridade bélica dos espanhóis - o uso de canhões, arcabuzes, couraças de aço, espadas, cavalos e cães - e tam bém sua habilidade d ip lo m á tica , rica pré-colombiana que havia criado uma escrita -, fazendo com que se destruíssem os principais documentos históricos e literários. (RAMPINELLI, W aldir José. A falácia do V Centenário. In :_______ ; OURIQUES. N ildo D om ingos (Org.). Os 500 anos: a conquista interm inável. Petrópolis: Vozes. 2000. p. 30-31.)1. Explique a relação entre a cruz (religião) e a espada (guerra) na dom inação dos povos que viviam na A m érica pelos espanhóis. 2. P ode-se d ize r que os nativos a m e rica n o s sofreram influência religiosa dos espanhóis? Explique. 3. Há poucos docum entos escritos deixados pelos povos que habitavam a América antes da conquista europeia. Assim, quase todas as inform a­ ções foram colhidas de docum entos espanhóis e achados arqueológicos. Podemos afirm ar, com base nessa ponderação, que tem os versões dessa história, mas a maioria delas do ponto de vista dos habitantes das Am éricas? Explique como isso afeta o conhecimento histórico.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
12
Olá!!

Vamos as respostas:

1 - A cruz que representava a religião eram os europeus tentado catequizar os povos nativos das regiões que eles invadiam, pois eles os consideram primitivos e selvagens e só o catolicismo poderia salvá-los. Já a espada representava a guerra que muitas vezes era inevitável, tanto para conquistar uma terra nova, como para dominar seus habitantes.

2 - Sim, vários nativos sofreram influencias da Espanha católica. Como já foi dito na outra questão, muitos nativos foram catequizados pelos padres, mas tiveram outros que conseguiram fugir para mata à dentro e como os espanhóis ainda não conheciam a região direito, deixavam eles fugirem.

3 - Na verdade a maioria das versões não são dos nativos e sim dos colonizadores, portanto isso afeta e muito o conhecimento histórico pois só detemos de praticamente uma visão do que aconteceu. Lembrando que antigamente as pessoas e o países contavam versões bem diferentes das coisas que aconteceram realmente para exaltar seus poderes de soberania.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes