A crosta terrestre é constituída por placas oceânicas e placas continentais que se movimentam e modificam a superfície terrestre. Existem três tipos de movimentos das placas tectônicas. Descreva sobre cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Placa tectônica (português brasileiro) ou tectónica (português europeu) é uma porção da litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. Segundo a teoria da tectônica de placas, as placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terremotos e erupções vulcânicas. São reconhecidas 55 placas tectônicas, 15 principais e 40 menores.
A placa Africana
A placa Africana é a principal placa tectônica do continente africano. Abrange todo o continente e faz divisas com a placa Sul-americana, a Placa Caribenha, a placa Eurasiática, a placa Arábica, a placa Indiana, a placa Australiana e a placa Antártica
A placa Antártica
Placa da Antártica é uma grande placa tectônica que abrange o continente da Antártida e seus oceanos circundantes. Após separação da Gondwana, a parte sul do supercontinente Pangeia, a placa da Antártica começou a mover o continente antártico para o sul até à sua presente localização isolada, fazendo com que o clima da região ficasse muito mais frio.
A placa Arábica
Placa Arábica é uma placa tectônica continental, abrangendo a península Arábica até a Turquia, que, assim como o Irã e outros países, sofre muito com terremotos originados do choque desta placa com a Euroasiática.
Explicação:
Coloquei apenas 3 placas, espero ter ajudado e bons estudos!