A crônica de Moacyr Scliar evolui para o fantástico, sem que, no entanto, o absurdo se concretize plenamente. O efeito de humor do texto é obtido principalmente pela interrupção, deixando o desenlace para a imaginação do leitor.
a) O que a referência a contos de fada sugere no final da crônica?
b) Suponha que o autor tivesse escrito mais um parágrafo, dando um final fechado à história. O que poderia conter esse parágrafo para que a história não fosse fantástica?
c) Escreva um último parágrafo como desfecho para a crônica, de modo que ela possa ser considerada uma narrativa fantástica. Procure tornar esse desfecho surpreendente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Essa referência sugere que o cientista pode se transformar em sapo e se apaixonar por um dos batráquios do centro de pesquisa. Ou que, como nos contos de fada, no final um dos sapos readquira a forma humana, e o amor se torne possível.
b) Resposta possível: Esse parágrafo poderia contar que o cientista foi sendo tomado pela loucura e passou a se comportar como um sapo. No final ele poderia ser internado em uma instituição psiquiátrica.
c) Resposta pessoal. É necessário que, nesse parágrafo, o cientista se transforme efetivamente em um batráquio e se misture aos outros animais. Para tornar o desfecho mais surpreendente, pode-se, por exemplo, descrever a surpresa do diretor de pesquisas por não encontrar o pesquisador e por verificar que, na saparia do Centro, havia um sapo a mais.
Explicação: