História, perguntado por Myrellynha5209, 2 meses atrás

A crônica aborda o emprego das variedades linguísticas. Os exemplos da norma culta, em contraste com os do padrão coloquial, servem para mostrar que ela é usada na sociedade para

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisagoncalves745
0

Na crônica Luta de classes vocabular, o contraste dos padrões cultos com os coloquiais da linguagem demonstram a condição de prestígio assumida pelo idioma. Alternativa D.

Como a língua pode assumir a condição de prestígio?

O eu lírico exemplifica que a linguagem é muitas vezes relacionada ao prestígio do sujeito e que, dependendo do contexto em que vive, seja uma reunião com os amigos ou uma chamada telefônica formal, procura demonstrar maior ou menor nível de formalidade, algo relativo a preceitos de aceitação, ou seja, as pessoas procuram ser aceitas em seus grupos, se adequando a eles de acordo com a necessidade.

O idioma seria, então, o reflexo do prestígio que o falante acredita ter, de modo que, ao se comunicar com uma empresa, procura utilizar suas melhores palavras, até porque, muitas vezes, procura resolver um problema, devendo ser o mais direto e objetivo possível, porém, com seus amigos em uma roda de conversa, possíveis disfarces não são mais necessários.

Abaixo, um trecho da crônica em estudo:

Luta de classes vocabular Tirando fugazes momentos em que, no entender de certos operadores de telemarketing, eu sou um cavalheiro, na esmagadora maioria do tempo eu sou um cara. Todas as palavras usadas para me descrever a mim e ao meu mundo são triviais. Por exemplo, na última ceia, como é sabido, Nosso Senhor Jesus Cristo bebeu por um graal. Nunca me aconteceu. Os meus amigos e eu, quando jantamos, bebemos sempre por copos. Nunca vamos tomar uns graais. São sempre vulgares — e, por vezes, plásticos — copos. Muito provavelmente, também não terei um solene leito de morte. Como é óbvio, durmo na cama. Devo morrer lá. Outro exemplo: nos livros, as personagens retiram-se com muita frequência para os seus aposentos. Não é o meu caso. Eu vou para o meu quarto.

Segue o enunciado completo:

A crônica aborda o emprego das variedades linguísticas. Os exemplos da norma culta, em contraste com os do padrão coloquial, servem para mostrar que ela é usada na sociedade para:

  • a) produzir efeito de ironia;
  • b) criticar situações vulgares;
  • c) estimular a luta de classes;
  • d) atribuir condição de prestígio;
  • e) igualar qualidades contrastantes.

Aprenda mais sobre os possíveis conflitos das variedades linguísticas: brainly.com.br/tarefa/53649411

#SPJ4

Perguntas interessantes