A cromatografia gasosa (CG) é uma técnica muito comum, possuindo uma vasta gama de aplicações e podendo ser usada para inúmeras amostras.
Juntamente com outras técnicas, a CG pode ser empregada de maneira eficaz para dar suporte na separação e identificação, por exemplo, de metabolitos de medicamentos no sangue como podemos ver no caso clínico abaixo:
João, 38 anos, apresentou perda da consciência e entrou em coma. Houve a suspeita dele ter ingerido uma dose excessiva do medicamento glutetimida, encontrado em formulações como sedativos hipnóticos, que são utilizados para dormir. Como foi encontrado um frasco vazio do medicamento próximo a ele, uma amostra de plasma do seu sangue foi submetida à cromatografia gasosa para pesquisar se houve intoxicação e tentativa de suicídio. No resultado, observou-se dois picos no cromatograma, conforme apresentada na ilustração abaixo (Figura 1):
Figura 1: Cromatograma a gás de uma amostra de plasma sanguíneo de um paciente com suspeita de superdosagem de medicamento
Com auxílio de um detector de massas, foi possível fazer a identificação das duas substâncias destacadas no cromatograma, conforme representado abaixo:
O metabólito 4-hidróxi, derivado da glutetimida é conhecido por exibir efeitos tóxicos em animais. Por isso, João foi submetido a uma hemodiálise para remover os metabólitos, principalmente, o mais danoso. Logo após o procedimento, o paciente recuperou a consciência.
Sabendo que a cromatografia gasosa da do plasma do sangue do João foi feita após a escolha adequada das condições de compatibilidade da amostra com a fase estacionária, utilizando-se uma fase estacionária constituída de poliéster, responda as perguntas a seguir:
a) Na figura 1 indique qual estrutura corresponde ao pico 1 e qual estrutura corresponde ao pico 2. Com base nas informações da CG, justifique sua resposta.
b) Liste os componentes básicos de um instrumento típico para realização de uma cromatografia gasosa.
Soluções para a tarefa
a) Observando o espectro gerado pode-se afirmar que o pico 1 corresponde a glutetimida e o pico 2 ao 4-hidróxi. Sabendo que a coluna é polar, as moléculas polares ficaram retidas mais tempo, enquanto as apolares saíram. As estruturas moleculares anexadas indicam que que o 4-hidróxi é mais polar que a glutetimida, pois o primeiro possui uma hidroxila.
b) Em geral, para a realização de uma cromatografia gasosa é necessário:
- Cromatógrafo
- Reservatório com o gás
- Vaporizador de amostra
- Coluna cromatográfica
- Detector
- Computador com software
O que é cromatografia gasosa?
Cromatografia gasosa é um método de separação de compostos geralmente químicos. Esses compostos são vaporizados e injetados no cromatógrafo. Essa técnica é famosa em indústrias e pesquisas de química orgânica.
A técnica se inicia com a injeção da amostra no cromatógrafo que então é transportada por gases de arraste até a coluna cromatográfica. Ao passar pela coluna, as moléculas químicas são separadas por suas propriedades físicas, como exposto na resposta da questão.
Saiba mais sobre cromatografia gasosa em: brainly.com.br/tarefa/24926731
#SPJ2